Pedro Leopoldo inicia a vacinação pediátrica contra a Covid-19

Crianças com comorbidade e deficiência permanente serão os primeiros de 11 a 5 anos a receber a vacina no município

Teve início na manhã desta quarta-feira, 19, a vacinação pediátrica em Pedro Leopoldo. De forma escalonada, até o dia 21, sexta-feira, serão imunizadas as crianças com comorbidades ou deficiência permanente e quilombolas, de 11 a 5 anos. O primeiro a se vacinar no Centro Municipal de Imunização foi Samuel Felipe, de 10 anos. Em seguida foram os quilombolas Ezequiel e Emanuel, gêmeos de 5 anos, e Jhonatan de 11 anos. A vacinação teve sequência durante toda a manhã, no CMI e no ESF Dom Camilo.

Dona Idalete levou a neta que vive com ela desde os dois anos de idade para se vacinar no CMI. Eduarda, de nove anos, é diabética, e sua avó fez questão de incentivar a vacinação infantil. “A Duda disse que não doeu nada. Que os pais e responsáveis pelas crianças tragam estes meninos para vacinar, é muito importante para eles”, disse.

O pai do Miguel, criança de 11 anos, que tem deficiência auditiva e visual, também falou da relevância da imunização. “Que bom que chegou a vez do Miguel! Que todos os pais tragam seus filhos para vacinar, afinal, isso é muito importante neste momento difícil que estamos passando”, disse Márcio Antônio.

Após encerrar a imunização destinada a este público, e com a chegada de novas doses, será a vez das crianças sem comorbidades, por escalonamento de idade, cujo cronograma será divulgado posteriormente pela Prefeitura Municipal.

Pedro Leopoldo recebeu 300 doses da vacina infantil nesta primeira remessa, por isso as vacinas são aplicadas conforme critérios de prioridades de imunização, elaborados pelo Ministério da Saúde, e de acordo com a disponibilidade de doses. “Todos os profissionais envolvidos na vacinação infantil de Pedro Leopoldo receberam capacitação específica para este público. Estamos preparados para imunizar as crianças de 5 a 11 anos, seguindo as normas técnicas elaboradas pelo Ministério da Saúde”, concluiu Daniel Lucas, Chefe de Vigilância em Saúde.

A vacinação para este público ocorre somente na parte da manhã, no Centro Municipal de Imunização e no ESF Santa Tereza/Dom Camilo. Nos outros horários e ESF’s a vacinação de rotina e de adultos para Covid acontece normalmente.