HORÁRIO DE ÔNIBUS

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, juntamente com a concessionária do transporte coletivo municipal e Ministério Público, se reuniu com moradores de Manoel Brandão para entender as reais necessidades com relação aos horários de ônibus e atender as demandas mais urgentes segundo a própria comunidade.

De imediato, a pedido dos moradores, ficam alterados os dias e horários conforme este post e o ponto final será transferido para a Pracinha do bairro.

Outros pedidos importantes para a comunidade também serão atendidos e já estão no planejamento da empresa concessionária, que pediu um prazo de 30 dias, uma vez que envolve, entre outras medidas, a aquisição de mais um veículo.

Quadro-de-Horário-Unir-Junho-22

NOTA – Transporte Público

Desde que a atual Gestão assumiu a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, tem se esforçado para cumprir o seu papel constitucional de prover o TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL a toda a comunidade.

Buscando alternativas viáveis e evitando sobrecarregar a população com aumentos excessivos nos valores das passagens municipais, foi encaminhado à Câmara Municipal um Projeto de Lei que permitiu a criação de subsídio mensal por parte da administração no valor de duzentos e cinquenta mil reais. Aliado a este valor, foi autorizado o aumento de vinte e cinco centavos, através de Decreto, o que possibilitou um aumento na ordem de 5%, bem abaixo dos valores estabelecidos em outros municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A pretensão inicial era retornar com o mesmo quadro de horários executado em 2019. Na data de 25 de fevereiro deste ano, foram efetivadas algumas modificações em todas as linhas atendidas pela empresa no Município, o que proporcionou uma melhoria no atendimento, porém, houve uma solicitação da própria empresa para que o prazo final fosse estendido até o dia 25 de março, oportunidade em que a totalidades dos horários retornariam. Porém, durante este período, houve um FATO NOVO, que mudaria totalmente os rumos, não só do transporte público de Pedro Leopoldo, mas praticamente de todo o país.

O conflito beligerante entre a RÚSSIA e UCRÂNIA provocou em nível mundial uma elevação no custo dos combustíveis, especificamente o óleo diesel, principal matéria prima dos veículos utilizados para esta atividade, na ordem de 38%.
A Prefeitura Municipal mais uma vez se posicionou em favor da comunidade, evitando repassar os valores do aumento à população, porém, foram adotadas medidas para contrabalancear a situação, evitando o colapso do transporte público, como temos visto em alguns municípios próximos.

No período de avaliação, entre as principais reclamações que chegaram à Secretaria de Segurança, está o pedido de ampliação do horário da Circular, considerando que os veículos estavam operando com o último horário às 20h30min e 20h00min, respectivamente, do Amélia Torres e Santo Antônio. Para este caso, já está em funcionamento desdo o dia 25 de março, o aumento de mais três horários na linha 250 – Circular – às 21h45 saindo do Amélia Torres, às 22h15 saindo do Santo Antônio e às 20h10, aos domingos.

Além disso, também fica ampliada linha 170, com mais um horário, Pedro Leopoldo/Felipe Cláudio, às 17h40; e, ainda, aumento de mais um horário na linha 180 – Pedro Leopoldo/Morada dos Angicos às 05h45. Também retorna a linha 200, Pedro Leopoldo/Faculdade, nos horários de 18h25 e 22 horas.

Dito isto, esclarecemos que nem todas as linhas voltarão ao que era executado em 2019 neste momento, mas o compromisso da atual gestão é manter o serviço funcionando, ainda que não em sua totalidade, mas de forma confortável e com respeito aos usuários, no quesito pontualidade e conforto.

Contamos com a compreensão de todos e nos colocamos à disposição através da Gerência de Trânsito para as sugestões, reclamações e adequações, caso seja necessário.

Os novos horário estão no arquivo acima.