Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo

Poder Executivo Municipal – Pedro Leopoldo/MG

Noticias

Pedro Leopoldo lança HackaPL, iniciativa educacional que foca em inovação e tecnologia


A Secretaria Municipal de Educação de Pedro Leopoldo lançou o HackaPL, um movimento municipal inovador que vai muito além de um evento: é uma ação estratégica que conecta educação, tecnologia e futuro. Inspirado nos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o HackaPL tem como objetivo desenvolver competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes, com foco nos desafios do século XXI.
A iniciativa busca desenvolver habilidades para o mundo do trabalho, por meio de vivências práticas com metodologias ativas, cultura digital e inovação. “A iniciativa envolve toda a comunidade escolar, oferecendo aos estudantes do Ensino Fundamental a oportunidade de imaginar, planejar e desenvolver soluções para desafios reais das escolas”, explicou o Secretário de Educação, Rafael Vitoi.

Hackathon da educação
O HackaPL se baseia no formato de hackathon educacional — uma espécie de “maratona de ideias”, em que estudantes, professores e outros participantes formam equipes para desenvolver propostas práticas e criativas para problemas enfrentados no contexto escolar.
Além de gerar propostas inovadoras para o cotidiano escolar, o HackaPL promove o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais, o engajamento dos jovens com a educação e seus desafios, a formação de redes de colaboração entre escolas, estudantes, educadores e comunidade e o incentivo à cultura de inovação na rede municipal de ensino. “Este projeto é parte de uma política pública educacional voltada para o futuro, que entende o protagonismo do aluno como ponto central da aprendizagem. A escola do futuro começa agora. Com o HackaPL damos um passo ousado para colocar os estudantes como protagonistas, estimular o pensamento criativo e aproximar o aprendizado da realidade e das novas tecnologias.”, destacou Rafael Vitoi, Secretário Municipal de Educação.
O HackaPL será realizado em etapas, com envolvimento progressivo das escolas da rede municipal, e promete movimentar o cenário educacional local, conectando jovens talentos com o que há de mais inovador em educação.