Vigilância em Saúde

Comunicado de Risco

Comunicado-de-Risco

Boletim da Dengue

Boletim-Arbovirose-e-Consolidado-das-Ações-1

Comunicado

VISA-Comunicado

Comunicados de Risco

COMUNICADOS-DE-RISCO

Ações Comitê de Arboviroses

Comitê-em-Dr.-Lund

Arbovirose

REUNIÃO-COMITÊ-ARBOVIROSE-FEVEREIRO-2023

COMUNICADO DE VARIANTE CORONAVÍRUS

NOTA-TECNICA-VARIANTE-OK

Freitas-TRPF-2022.-Dengue-Geral

Notificação

INFORME DOENÇA PÉ MÃO E BOCA

Pé-Mão-e-Boca-1

Resolução-Nº-3.160

Recolhimento Ceftriaxona

Ofício-011-Recolhimento-Ceftriaxona7309

Notificação Visa – Interdição Cautelar

Notificação-VISA-Interdição-Cautelar-002-21-PINDARÉ

Nota Técnica 004/2021

Nota-Técnica-004-2021-Vacinação-COVID-19

Nota técnica Variante Delta (Coronavírus)

Nota-Técnica-002-2021-COVID-19-Variante-Delta

Nota técnica 001/2021 – Febre Maculosa

Nota-Técnica-001-2021-Febre-Maculosa

Lista de verificação de Boas Práticas de fabricação de alimentos

Lista-de-verificação-de-Boas-Práticas-de-fabricação-de-alimentos

Fluxogramas-e-anexos

Boletim-Epidemiologico-Leishmaniose-2019

Nota Técnica Nº 08/DAVS / Divisão de Vigilância em Saúde com o resultado do Lira –  LEVANTAMENTO DE ÍNDICE RÁPIDO DO AEDES AEGYPTI (LIRAa) – 31/01/2020

NT-LIRAa-Janeiro-2020

Boletim Epidemiológico Vigilância em Saúde – 26/12/2019

Boletim-Epidemiologico-Leishmaniose-2019

Fluxograma I Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA)

Fluxogramas-e-anexos

Atas das Reuniões do Comitê de Arboviroses 

Ata-da-1ª-Reunião-Comitê-de-Arboviroses-16.01.2019

Ata-da-1ª-reunião-26-06-2018

Ata-da-2ª-reunião-01-08-2018

Ata-da-2ª-Reunião-Comitê-de-Arboviroses-20.03.2019

Ata-da-3ª-Reunião-Comitê-de-Arboviroses-12.06.2019

Ata-da-3ª-reunião-12-09-2018

Ata-da-4ª-Reunião-Comitê-de-Arboviroses-21.08.2019-1

Ata-da-4ª-reunião-17-10-2018

Ata-da-5ª-Reunião-Comitê-de-Arboviroses-09.10.2019

Ata-da-5ª-reunião-28-11-2018

Comunicado às Drogarias

Divulgação-Drogarias-Proj-Arquitetônico

Notícias Visa

Ações do Projeto da Recoa (Rede Comunitária em Ação)

Pequenas ações transformam o mundo em um lugar melhor no Bairro Morada dos Angicos

 A Rede Comunitária em Ação (Recoa) e a ONG Lagoa Viva ao desenvolver os Projetos de Educação Ambiental “Muros Inteligentes” e “Guardiões da Reciclagem” iniciam uma nova e ousada etapa de atividades envolvendo as comunidades na cidade de Pedro Leopoldo. A comunidade do bairro Morada dos Angicos no Distrito de Lagoa de Santo Antônio é a pioneira para as “AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO DE LIMPEZA, EMBELEZAMENTO DE VIAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE”.

A escolha dessa comunidade se deu a partir do pedido de uma moradora do bairro, Marilda Borges do Reis, mãe de Maria Paula, aluna do 5º ano da Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales, que desenvolve juntamente com outros 90 colegas o Projeto “Guardiões da Reciclagem” sob coordenação da professora Conceição Lima Lopes.

Se sentindo incomodada com a disposição inadequada de resíduos sólidos em lotes vagos no seu bairro, a mãe questionou se o Projeto que fomenta o cuidado com o meio ambiente tomando como foco a coleta seletiva de forma muito bem sucedida, tendo já extrapolado os muros escolares ao conscientizar outras escolas, distritos e outras cidades.

Diante do desafio, as Associações que compõem a RedeRecoa, dentre elas, a  ONG Lagoa Viva, propõem um ação baseada na  metodologia da “Vivência Oasis”, que se baseia na Filosofia Elos,  na experiência de 2015 desenvolvida  pelo Instituto LafargeHolcim em 2015 para criação do Comitê de Ações Participativas – CAP,  uma  aprendizagem pragmática  do poder de sensibilização de lideranças para o desenvolvimento de uma cultura de abundância e de colaboração, impulsionando mudanças positivas.

Assim, numa primeira reunião com 26 pessoas em 23 de julho na Igreja Quadrangular localizada à Rua Cruzeiro, próxima ao número 100, bairro Morada dos Angicos, espaço gentilmente emprestado pelo pastor Paulo de Tarso, iniciou-se um trabalho junto à comunidade, convidando os moradores presentes a CONSTRUIR UM SONHO COLETIVO. Em 17 de agosto, com 41 pessoas ocorreu a segunda reunião com intuito de planejar o DIA 31 DE AGOSTO, de 07h00min AS 16h30min, que será o dia de ações coletivas no bairro com mobilização dos moradores para limpeza e embelezamento de vias públicas através dos grafiteiros, parceiros da RedeRecoa. SÓ SERÃO BENEFICIADAS AS RUAS que tiverem moradores envolvidos no movimento e que contarão também com blitz educativa e visita dos Guardiões da Reciclagem, membros da ASCAPEL e agentes da vigilância de saúde municipais falando da importância de cuidar bem do meio ambiente.

O tamanho dessa ação vai depender da condição dessa comunidade de SONHAR e se ORGANIZAR.  A proposta é mostrar à comunidade o potencial que ela tem, seus talentos, sua força. Fazê-la compreender que PODE construir um mundo melhor, agindo desde o lugar onde está e da posição que ocupa na sua organização e no mundo. Para isso, a RedeRecoa está empenhada em usar a credibilidade que conquistou nos seus seis anos de existência, na seriedade em que atua na proposta de contribuir para a  construção de políticas públicas, ou seja,metas coletivas conscientes, que visem o bem comum.

A RedeRecoa busca o apoio dos parceiros civis, da parceria de empresas e comércios locais na doação de donativos( alimentos para lanche e almoço no dia da ação, tinta para o grafite, para pintar meios fios e brincadeiras nas ruas, cimento, brita, areia para fazer passeios em mutirão, mudas de plantas adequadas para arborizar ruas, placas de trânsito e educativas para melhor uso do espaço, empréstimo de ferramentas e de mão de obra). Busca também a parceria institucional do poder público municipal através de suas secretarias, solucionando ou direcionando caminhos a curto e longo prazo para as demandas levantadas pela comunidade nessa ação. Busca ainda apoio do poder legislativo convidando os vereadores a colocarem a mão na massa para ações imediatas e a criar meios eficazes para solucionar problemas mais complexos do bairro.

 A RedeRecoa acredita que as parcerias da sociedade civil, empresários, comerciantes e  do Poder Público são imprescindíveis nessa construção coletiva e na existência de uma REDE cada vez mais  fortalecida, trabalhando na construção de  um mundo melhor de se viver. PARTICIPEM!

Nota Campanha Antirrábica

NT-Campanha-Antirrábica-Animal-2019-convertido

Informativos

Informativo Escorpionismo

Ações disparadas de combate ao Aedes

Informativo Fumacê 2019 (1)

Boletim

Boletim Epidemiologico – 3 QuadrimestreDez-2018

Boletim-1-Quadrimestre-2019-DENGUE-

B