Fazenda Modelo

Instalada em 1918 como iniciativa federal de fomento à agropecuária, a Fazenda Modelo tornou Pedro Leopoldo referência nacional de gestão e produção agropecuária. Lá, trabalhou por muitos anos o médium Chico Xavier, nascido na cidade em 1910.

Em sua história, a Fazenda Modelo contribuiu no avanço da pecuária regional. Porém, foi sendo gradativamente desativada e passou a alojar, a partir de 1978, o então Laboratório Nacional de Referência Animal (Lara), hoje denominado Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro). A partir de 1993, seus 448 hectares voltaram a ser ocupados de forma ordenada pela Escola de Veterinária da UFMG, com o objetivo de utilização do espaço para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Hoje, existe a proposição de transformar a Fazenda Modelo em um Centro de Produção Sustentável, aberto à visitação pela comunidade. O projeto é que o Centro seja um parque integrador de diversos segmentos da sociedade, de acesso universal. Fazem parte do Centro: núcleos de bovinos de leite mestiços, bubalinos, equinos, ovinos e caprinos, além de espaços para a convivência, a realização de eventos e também alojamentos para estudantes. E as áreas verdes podem ser utilizadas pela comunidade como espaço de lazer e caminhadas.