TURISMO
Pedro Leopoldo – História, fé e natureza, em um só lugar!
A apenas 8 km do Aeroporto de Confins, Pedro Leopoldo é o destino ideal para quem busca cultura, espiritualidade e contato com a natureza. Berço de Chico Xavier, a cidade abriga o roteiro Caminhos de Luz, que visita locais marcantes da vida do médium.
Também faz parte da Rota das Grutas Peter Lund, com atrações como a Gruta da Lapinha e a Lapa Vermelha, onde foi encontrado o fóssil humano mais antigo das Américas, Luzia. Igrejas históricas, museus e belas paisagens completam a experiência.
Visite Pedro Leopoldo e viva a essência de Minas!
Dr. Lund
130-ANOS-DE-DR.-LUNDCHICO XAVIER

Francisco de Paula Cândido, Francisco Cândido Xavier, ou como ficou mais conhecido, Chico Xavier, nasceu no dia 2 de abril de 1910, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais. Seu pai, João Cândido Xavier, foi operário da Fábrica de Tecidos e vendedor de bilhetes de loteria. Sua mãe, Maria de São João de Deus, lavadeira e também operária da Fábrica de Tecidos, deixou órfãos dez filhos (uma morreu muito cedo), estando Chico, à época de sua desencarnação, com 5 anos de idade.
Cursou apenas o ensino fundamental. Começou a trabalhar muito cedo, inicialmente na Fábrica de Tecidos. Em seguida, trabalhou em um bar, depois em um armazém, e após por 25 anos de serviço ininterrupto na Fazenda Modelo. Aposentou-se em 1961, por invalidez, na cidade de Uberaba.
Catalogados pela Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo estão mais de 500 livros psicografados pelo maior médium de todos os tempos, em diferentes gêneros literários e traduzidos em vários idiomas. Foram vendidos mais de 50 milhões de exemplares até o momento, sendo que todos os direitos autorais sobre as obras foram cedidos a instituições beneficentes.
Chico dedicou sua vida aos necessitados e sofredores, consagrando-se como um dos mais importantes religiosos do Brasil e do mundo. É um dos brasileiros que mais homenagens recebeu, pois são inúmeros os títulos de cidadania honorária, diplomas e comendas em seu nome. Em 1981, foi agraciado com a mais alta comenda do Estado de Minas Gerais, a “Medalha da Inconfidência”. No mesmo ano, seu nome foi indicado
ao Prêmio Nobel da Paz, com expressiva votação. Em 1995, a Câmara Municipal de Pedro Leopoldo instituiu a “Comenda Chico Xavier. Em 1999, o governo do Estado de Minas Gerais criou a “Comenda da Paz Chico Xavier”. Em 2000, através da Telemar e da Rede Globo Minas, foi eleito o “Mineiro do Século”. E em 2012, através do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), recebeu o título de “O Maior Brasileiro de Todos os
Tempos”, também por votação popular.
Chico Xavier faleceu no dia 30 de junho de 2002. O seu exemplo comoveu e até hoje serve de inspiração para todos aqueles que desejam construir uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais feliz. Chico Xavier dizia sempre: “A melhoria do mundo começa em cada um de nós”.
Homenagens a Chico Xavier
– Câmara Municipal de Pedro Leopoldo: “Cidadão Benemérito Pedroleopoldense”
(12/10/1967)
– Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo: Praça Chico Xavier (15/11/1980)
– Câmara Municipal de Pedro Leopoldo: “Comenda Chico Xavier” (agosto/1995).
Diferenciar da “Comenda da Paz Chico Xavier” do Governo do Estado de Minas
Gerais.
– Câmara Municipal de Pedro Leopoldo: “Semana Cultural Chico Xavier” (2017)
Personagens Importantes na Vida de Chico Xavier: Maria de São João de Deus (mãe),
Padre Sebastião Scarzello (confessor), Rosária Laranjeira (professora), Cidália Batista
Xavier (segunda mãe), José Cândido Xavier (irmão) e Maria Luiza Xavier (irmã).
Instituições espíritas fundadas por Chico Xavier em Pedro Leopoldo: Centro Espírita
Luiz Gonzaga em 21/06/1927 e o Centro Espírita Meimei em 31/07/1952. A primeira
instituição espírita de Pedro Leopoldo foi o Centro Espírita Amor e Luz fundado no dia
05/02/1903 com sede na Rua Dr. Herbster (residência particular), tendo como
presidente Raul Hanriot.
Bibliografia Mínima Recomendada:
– Notáveis Reportagens com Chico Xavier (Hércio Arantes – IDE)
– As Vidas de Chico Xavier (Jornalista Marcel Souto Maior)
– Mandato de Amor (Geraldo Lemos – UEM)
– No Mundo de Chico Xavier (Elias Barbosa – IDE)
– Meus Pedaços do Espelho (Marlene Nobre – FE)
– O Voo da Garça e Nas Trilhas da Garça (Jhon Harley – Vinha de Luz)
PRINCIPAIS ATRATIVOS TURÍSTICOS LIGADOS A HISTÓRIA DE CHICO XAVIER
EM PEDRO LEOPOLDO
Caminhos de Luz Chico Xavier
A Fundação Cultual Chico Xavier tem como objetivo central divulgar os valores que sempre estiveram presentes na vida e obra de Chico Xavier, pelo viés cultural, e sem qualquer discriminação de raça, cor, gênero e religião. Seguindo estes princípios, o roteiro “Caminhos de luz Chico Xavier” foi instituído no dia 2 de julho de 2005, objetivando recuperar, preservar e divulgar os locais historicamente mais significativos na vida de Chico Xavier em Pedro Leopoldo, sua terra natal.
Memorial Chico Xavier – Açude do Capão (R. Caio Martins s/n. Bairro: São Geraldo)
Em 1931, próximo a esse açude, Chico Xavier teve a experiência que o marcaria para sempre. Foi lá que ele viu e conversou pela primeira vez com seu mentor espiritual, Emmanuel, estabelecendo o famoso diálogo sobre a disciplina. Além disso, o local era o refúgio do médium aos domingos, onde costumava passar horas lendo e refletindo.
Fazenda Modelo (Av. Dr. Rômulo Joviano s/n. Fazenda Modelo)
Instalada em 1918 pelo governo federal, a Fazenda Modelo teve como objetivo fomentar a agropecuária na região. Entre os anos de 1933 a 1958, antes de se transferir para Uberaba, Chico Xavier trabalhou como funcionário de serviços gerais e escriturário datilógrafo no local. Em 2010, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Federação Espírita Brasileira (FEB) e a União Espírita Mineira (UEM) inauguraram na antiga residência do Dr. Rômulo Joviano (onde Chico psicografou a famosa obra “Paulo e Estêvão”, dentre muitas outras), o “Espaço Cultural Chico Xavier”, contendo materiais sobre a sua vida e obra. Desde a pandemia, a entrada para visitação não está autorizada.
Centro Espírita Luiz Gonzaga (R. São Sebastião 55. Centro)
A instituição foi fundada por Chico Xavier e um grupo de amigos em 21 de junho de 1927. No dia 8 de julho do mesmo ano, Chico psicografou a primeira mensagem (foram 17 páginas assinadas por um amigo espiritual). A atual sede foi inaugurada no dia 2 de abril de 1950, construída no terreno onde existia o casebre em que Chico nasceu. Em 2010, foi inaugurado o “Memorial Luiz Gonzaga”, retratando a trajetória do médium na cidade, além da preservação de outros materiais importantes.
Centro Espírita Meimei (R. Benedito Valadares 61. Centro)
Foi a segunda instituição espírita fundada por Chico Xavier e um grupo de amigos, em 31 de julho de 1952, com a finalidade de realizar atividades mediúnicas de desobsessão (reunião de auxílio a desencarnados). Os livros “Instruções Psicofônicas”, “Vozes do Grande Além” e “Registros Imortais”, concebidos no local, são alguns desses registros da mediunidade psicofônica de Chico Xavier. Em 2012, foi inaugurado o “Memorial Meimei”, contendo fotos e documentos de grande valor histórico.
Praça Chico Xavier (R. Dr. Cristiano Otoni 55. Centro)
A inauguração da Praça Chico Xavier, no dia 15 de novembro de 1980, foi a segunda homenagem pública da cidade de Pedro Leopoldo a Chico Xavier (a primeira foi em 1967, com a outorga do título de “Cidadão Benemérito Pedroleopoldense”). Em 2000, a praça foi revitalizada, criando novos contornos arquitetônicos. Em 2004, foi confeccionado um busto em sua homenagem, de autoria do mesmo escultor do busto que se encontra no túmulo de Chico Xavier, em Uberaba. Em 2014, o maior médium de todos os tempos foi homenageado com uma estátua na praça, criação da artista pedroleopoldense Vânia Braga.
Casa de Chico Xavier (R. Pedro José da Silva 67. Centro)
Antes de se transferir para Uberaba, em 1959, Chico Xavier residiu nessa casa por, aproximadamente, 10 anos. No dia 2 de abril de 2006, ela foi adquirida e revitalizada por um dos instituidores da Fundação Cultural Chico Xavier e disponibilizada para visitação pública, mantendo todos os detalhes da construção original. Desde 2010, a Casa de Chico Xavier está sob a direção e coordenação do Grupo Espírita Scheilla de Pedro Leopoldo. Todas as obras psicografadas por Chico Xavier e muitas obras biográficas estão disponíveis no local.
Mostra Permanente Unimed (Comendador Antônio Alves 186. Centro)
A Unimed de Pedro Leopoldo disponibilizou um espaço em sua sede na cidade para expor parte do material disponível sobre Chico Xavier reunido e preservado pelo memorialista pedroleopoldense, Geraldo Leão. São documentos, fotos, cartas e objetos pessoais de Chico Xavier de grande valor histórico. Visitação disponível em horário comercial, de segunda a sexta-feira.
Lar dos Xavier (R. São Sebastião, 70 – Centro)
Espaço cultural e memorial dedicado à preservação da vida, obra e legado de Chico Xavier. Instalada na residência onde morou Chico Xavier de 1918 a 1946, a Casa Lar dos Xavier foi cuidadosamente preparada para reunir objetos pessoais, documentos, fotografias, móveis e memórias da trajetória de Chico e de sua família, que viveram ali por muitos anos. O espaço é uma homenagem ao filho mais ilustre de Pedro Leopoldo, onde ele deu os primeiros passos na mediunidade e iniciou sua missão de consolo e caridade.
ARQUEOLOGIA, PALEONTOLOGIA e ECOLOGIA
Pedro Leopoldo é um território privilegiado de registros históricos, alguns deles datam das primeiras descobertas arqueológicas de nosso continente. Luzia, como é conhecido o fóssil humano mais antigo encontrado na América do Sul, com cerca de 11.500 anos, foi encontrado em meados dos anos 1970 por missão arqueológica franco-brasileira, coordenada pela arqueóloga Madame Emperaire, na tentativa de retomar e aprofundar as pesquisas de Peter Lund (1801 – 1880), na Lapa Vermelha IV. Peter Lund descobrira na Lapa Vermelha e na Gruta do Sumidouro, entre 1835 e 1845, milhares de fósseis de animais extintos da época Pleistoceno – além de 31 crânios humanos em estado fóssil no que passou a ser conhecido como o Homem de Lagoa Santa. No geral, toda a região ganhou notoriedade internacional pelo trabalho de Peter Lund, que é considerado o pai da paleontologia brasileira.
MONUMENTO NATURAL ESTADUAL DA LAPA VERMELHA
Sua principal atração é a Gruta Lapa Vermelha, grande cavidade visível por quem
passa pela estrada que liga o Aeroporto internacional Tancredo Neves aos bairros da
região norte de Pedro Leopoldo. A Lapa Vermelha IV, onde foi descoberto o crânio de
Luzia é um sítio arqueológico de extrema fragilidade, que requer cuidados que
implicam na permissão de visitação apenas para pesquisadores autorizados. A
Unidade de Conservação, criada apenas em 2010, ajuda a preservar tanto o
patrimônio natural quanto cultural da área, sendo o acesso atualmente permitido
apenas a pesquisadores.
PARQUE ESTADUAL DO SUMIDOURO
O Parque Estadual do Sumidouro é uma unidade de conservação situada na região
norte de Pedro Leopoldo à cerca de 20 Km do centro, com acesso por estrada
asfaltada e belas paisagens. Abriga uma paisagem cársticas com grandes
monumentos arqueológicos em uma área aproximada de 2.000 hectares. O acesso
pode ser feito por linha de ônibus partindo da rodoviária de Pedro Leopoldo até a
portaria da Casa Fernão Dias, onde pode-se visitar: Casa Fernão Dias, Canoa
histórica (14m), Trilha do Sumidouro, Lagoa e Abrigo do Sumidouro, Flora e Fauna
preservada. Pela portaria da Lapinha, já em Lagoa Santa (+6km), é possível visitar a
Gruta da Lapinha, o Museu Peter Lund e o Museu do Castelinho, além de outros
atrativos na região da Lapinha.
(31) 3661 8122
Site: pesumidouro.blogspot.com.br
pesumidouro@meioambiente.mg.gov.br
agendamentopesumidouro@gmail.com
www.facebook.com/parquesumidouro
MONUMENTOS E LOCAIS HISTÓRICOS
Praça da Estação
Considerada como o espaço mais charmoso da cidade, possui alameda calçada sob a sombra de árvores, o que lhe dá um clima bucólico, uma grande área com piso intertravado, onde são realizados diversos eventos culturais, turísticos e esportivos, a se destacar a Feirinha de Comidas Típicas e de Artesanato de Pedro Leopoldo que acontece quinzenalmente aos domingos. Sua área de entorno forma um conjunto
paisagístico tombado, formado por um casario de época, com o prédio do Almoxarifado, Carpintaria e outras edificações com arquitetura relacionadas a ferrovia. No contexto do turismo, considera-se que boa parte dos atrativos turísticos da cidade estão localizados na área central, em um raio de 2 km da Praça da Estação, onde se concentram a maior parte dos hotéis, bares e restaurantes, o que facilita o
deslocamento, podendo a maior parte do Roteiro Caminhos do Chico ser percorrido a
pé a partir deste ponto, por exemplo. Em 2019, o local foi escolhido pelo Prefeito Municipal para a implantação do Centro de Atendimento ao Turista – CAT e do acervo histórico da cidade, para que sirva como um ponto de partida para os visitantes se ambientarem com as diversas possibilidades
de experiências que o território oferece.
Funcionamento de segunda a sexta de 11h às 17h.
Rua Dr. Rocha, s/n. esquina com Rua Dr. Herbster.
Conjunto Histórico da Quinta do Sumidouro
O conjunto histórico da Quinta do Sumidouro possui especial relevância, pois se insere na rota dos primeiros movimentos de exploração dos sertões do sudeste brasileiro ainda no século XVII, fica localizado na área de entorno do Parque Estadual do Sumidouro. A Capela de Nossa Senhora do Rosário, a Casa de Fernão Dias, a Lagoa e a Lapa do Sumidouro formam um importante conjunto arquitetônico, arqueológico e paisagístico, tombado na Quinta do Sumidouro, região de Fidalgo.
Capela do Nossa Senhora do Rosário
Foi tombada pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), através do decreto nº 17.729 de 27 de janeiro de 1976. A Capela foi erguida pelas irmandades do Rosário e do Santíssimo Sacramento e pelas mãos dos escravos que trabalhavam na mineração no Vale do Rio das Velhas. A área onde se localizam a Capela e a Casa de Fernão Dias constituiu-se de pouso para da expedição
Bandeirista de desbravamento do território mineiro no final do século XVII. Esses pousos, embora de caráter temporário, evoluíram e tornaram-se os primeiros núcleos urbanos e marcos da formação da cultura e do território mineiro. A Capela está entre as primeiras das Gerais que se vinculam ao período minerador. De proporções modestas, possui ornamentação interna de grande valor artístico, sendo o retábulo-Mor a peça de maior representatividade do conjunto, confeccionado em meados do século XVIII, o retábulo é filiado estilisticamente ao modelo D. João VI, segunda fase do nosso barroco. Possui ainda uma localização agradável onde anualmente se realiza as tradicionais Festa do Congo e Festa do Rosário.
Rua Fernão Dias, nº 10, Quinta do Sumidouro – Pedro Leopoldo / MG
Casa Fernão Dias
A Casa Fernão Dias é um Patrimônio Cultural tombado, completamente restaurada, que teve sua estrutura de adobe e pau a pique demonstrada em quadro na parede conforme as características originais da época. Ao visitá-la, o turista vai conhecer a história do bandeirante Fernão Dias, que por alguns anos se instalou na região com sua tropa em busca de ouro e pedras preciosas. Vai conhecer também um pouco das
riquezas arqueológicas e naturais que pertencem à região.
Rua Fernão Dias, nº 10, Quinta do Sumidouro – Pedro Leopoldo / MG
OUTRAS OPÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES TURÍSTICAS
Gruta do Baú – Escalada e contemplação
O local onde se encontra a Gruta é um maciço de extrema beleza cênica, sendo uma das preferidas dos escaladores que têm na região uma das principais rotas de escalada do país. O nome se deve a sua formação, que se assemelha a fechadura de um baú. Consultar valores.
Lapa do Antão – Escalada e contemplação
Local considerado como dos mais democráticos de escalada do Brasil, possui cerca de 200 vias mapeadas e publicadas no Guia de Escaladas. Além das vias, o local possui fauna e flora preservadas com árvores de grande porte, sendo todo o espaço protegido de forma voluntária pelos grupos de escaladores, considerados como os guardiões da Lapa. Consultar valores.
Cachoeira do Urubu
Bela cachoeira com aproximadamente 15 metros de queda e uma piscina natural com profundidade de 80 centímetros. Boa opção para quem busca contato com a natureza em um local histórico, apropriado para reunir a família e os amigos.
Consultar valores. Endereço: Estrada do Urubu, S/N
Fazenda Vista Alegre – Turismo Rural pedagógico
Casarão de 1940 que mantém suas características originais com mobiliário e quartos no estilo da época. Minimuseu e memorial do Homem do Campo com objetos e fotos de época. Sua área externa permite a prática de atividades pedagógicas ligadas ao meio rural, educação ambiental e atividade de lazer.
Endereço: Estrada do Urubu, s/n
Corporação Musical Cachoeira Grande
Com mais de 100 anos de existência, completados em 2012, a Corporação Musical Cachoeira Grande funciona à Rua São Paulo, 19, bairro Cachoeira. É composta por cerca de 30 componentes.
EVENTOS CULTURAIS, TRADICIONAIS E TURÍSTICOS
Encontro de Folias de Reis – Janeiro
A celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três reis magos do Oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, após serem guiados por uma estrela. Os reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra.
A tradição manda que neste dia a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal. Os alimentos da Noite de Reis são o bacalhau com batatas cozidas, o bolo-rei, o pão-de-ló, as rabanadas, os sonhos, entre outras iguarias de Natal. É também o dia em que se cantam as Janeiras. O cântico das Janeiras começa no dia após o Natal e prolonga-se até ao Dia de Reis. Em Pedro Leopoldo, no dia 06 de
janeiro, é realizado tradicionalmente o Encontro de Folias.
Boi da Manta – Janeiro/Fevereiro
Uma das festas mais tradicionais da cidade, que completará 100 anos em 2019, o Boi da Manta agita a cidade de Pedro Leopoldo todos os anos entre o aniversário da cidade, dia 27 de janeiro e o primeiro dia de Carnaval quando é realizado o enterro do boi. A folia, conduzida pelas Bandas dos Bois de cada bairro tradicional da cidade, leva milhares de pedroleopoldenses e turistas para as ruas do centro e dos principais
bairros e distritos.
Festival de Luz – Abril
O Festival é uma atividade bienal promovida pela Fundação Cultural Chico Xavier na cidade de Pedro Leopoldo, sua terra natal, com o objetivo de divulgar e preservar a vida e obra de Chico Xavier pelo viés cultural, sem qualquer discriminação de raça, cor, gênero e religião.
Pedro Leopoldo Rodeio Show – Junho
O Pedro Leopoldo Rodeio Show é considerado uma das maiores festas de peão do Brasil com montaria em touro, prova dos três tambores, além das atrações musicais dos grandes artistas da música sertaneja e popular brasileira no palco principal. O evento também conta com o palco Talentos da Terra, que são apresentações somente de artistas da região, valorizando os talentos locais.
Congresso Espírita de Pedro Leopoldo – Julho
O evento traz para Pedro Leopoldo alguns dos maiores nomes da doutrina espírita do país. Mais de 3 mil congressistas de diversos lugares do Brasil e do mundo participam de palestras, com a oportunidade de desfrutar o tempo livre realizando visitas aos Caminhos de Chico.
Festas do Rosário com Encontro de Congados (julho a Outubro)
As Guardas do Congado, são compostas especialmente pela população negra, sendo expressão cultural viva da formação histórica de grupos com estratégias de resistência e de luta contra a escravidão no período colonial em Minas Gerais. As celebrações são caracterizadas pela participação popular e autonomia das comunidades que contam com o apoio da Secretaria de Cultura do Município de Pedro Leopoldo. Para tanto, durante todo um ano, arrecada-se verba dentre os próprios moradores das localidade. As procissões passam pelas ruas, pelas casas de alguns moradores, por algumas praças e pelas Igrejas das comunidades, recebendo como visitantes diversos moradores da cidade e turistas que buscam vivenciar a tradição e os costumes locais.
Sumidouro em Cena (Julho/Agosto)
É um evento cultural e artístico, realizado na região do Parque do Sumidouro, com uma programação bastante diversificada que vai desde shows musicais até oficinas de artes. Todas as atividades são voltadas para o público infantil e adulto.
Feira de Comidas Típicas, Arte e Artesanato de Pedro Leopoldo
A Feira é um evento que ocorre normalmente aos domingo em período quinzenal, na Praça da Estação, que
proporciona a comunidade e aos turistas um local de descontração e lazer com amigos e família. Possui uma grande variedade de artesanato local, além de comidas típicas da cidade em um espaço de lazer com brinquedos para as crianças, shows, cerveja artesanal e outras atrações.