Prefeita Eloisa inaugura o 1º Centro de Apoio à população de rua de Pedro Leopoldo

Objetivo inicial é atender as pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19

A partir desta terça-feira, dia 06, os moradores de rua de Pedro Leopoldo terão, pela primeira vez, um espaço de apoio e referência. Esta semana a Prefeita Eloisa Helena inaugura o Centro de Apoio à População em Situação de Rua. O serviço, pioneiro no município, tem como objetivo atender às pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade, principalmente neste período de pandemia.

O Centro conta com uma equipe preparada, estrutura adequada e boas instalações na área central do município, onde serão oferecidos serviços de acolhimento com psicólogo, assistente social e orientadores sociais. Além disto, os usuários terão direito a banho, café da manhã, almoço e lanche da tarde. A população assistida receberá ainda orientações de medidas de prevenção e combate ao coronavírus, além do trabalho de conscientização e tratamento sobre o uso abusivo e dependência do álcool e drogas.

Segundo a Prefeita Eloisa serão promovidas diversas ações com o objetivo de oferecer a estas pessoas novas oportunidades dentro da sociedade, incluindo o reestabelecimento de vínculos familiares. “Estou muito feliz e orgulhosa deste projeto criado para atender homens e mulheres, de todas as idades. Os serviços serão oferecidos a estas pessoas que merecem dignidade e respeito como qualquer um de nós, que devem ter seus direitos garantidos e que também devem possuir consciência dos seus deveres como todos nós”, disse a Prefeita.

O Centro será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social que, em parceria com a Secretaria de Saúde, irá oferecer também atendimentos e cuidados relacionados à saúde. O público atendido terá também direito a isenção de documentos e terão à disposição, periodicamente, ações sociais para corte de cabelo e barba, além de roupas e sapatos com apoio de voluntários.

O espaço foi preparado para atender 30 pessoas. O município tem cadastrado atualmente na Secretaria de Desenvolvimento Social, 25 pessoas nesta situação. “No Brasil temos mais de 150 mil pessoas com trajetória de vidas nas ruas. Em Pedro Leopoldo, o número atualizado, de acordo com o Cadastro Único, é de 25 pessoas em situação de rua. Trata-se de um público que vivencia uma extrema vulnerabilidade e quem tem direitos que devem ser garantidos. A estrutura foi pensada juntamente com o Comitê Municipal de Combate à Covid-19. A Prefeita Eloisa teve esta sensibilidade com este público, algo que ainda não havia acontecido na cidade”, destacou Cyntia Salomão, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social.

A Centro de Apoio à População de Rua funcionará de segunda à sexta-feira de 8h às 17h, à Rua Comendador Antônio Alves, 1291.