Prefeitura anuncia medidas de prevenção contra o coronavírus

Cinco casos notificados em Pedro Leopoldo deram resultado negativo para a doença. Mesmo assim, Prefeito baixou um decreto de emergência com medidas de contenção do novo vírus

Em reunião nesta segunda-feira, 16, com os secretários municipais que compõem o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus, criado para acompanhar a evolução do COVID- 19 em Pedro Leopoldo, o prefeito Cristiano Marião anunciou uma série de medidas que serão adotadas no município. Até o momento a cidade não teve nenhum caso confirmado. Foram registradas nove notificações de casos suspeitos em Pedro Leopoldo até quarta-feira, 18, sendo cinco com resultado negativo para coronavírus. Os outros quatro ainda estão aguardando resultado dos exames pela Funed – Fundação Ezequiel Dias.

Mesmo não tendo casos confirmados da doença na cidade, o Prefeito Marião decidiu decretar diversas ações para conter a disseminação do coronavírus no município. As medidas foram determinadas através do Decreto 1.972 que declara situação de emergência em saúde pública em Pedro Leopoldo. “Já são milhares de casos suspeitos no Brasil. É um momento que exige medidas enérgicas de todos nós. Somente nós, com nossas atitudes, podemos ajudar a conter esse vírus que se propaga pelo mundo. Estamos fazendo nossa parte como administração pública e esperamos que todos tenham consciência da total responsabilidade que o momento exige. Com fé em Deus isso há de passar em breve. Até lá, esperamos a compreensão e colaboração de todos”, justificou o Prefeito Marião.

Estado de Emergência

O Decreto de Estado de Emergência, entre outras medidas de enfrentamento ao coronavírus, facilita ações de prevenção, entre elas, compras emergenciais de insumos de saúde.

Suspensão das aulas

As aulas da rede municipal (escolas, Cemai’s e projetos) ficam suspensas por prazo indeterminado a partir de 18 de março.

Escolas Particulares

Fica recomendado às unidades escolares da rede privada de ensino de Pedro Leopoldo determinar a suspensão das aulas pelo período determinado no Decreto.

Atividades culturais, esportivas e sociais

Todos os eventos culturais e esportivos promovidos pela Prefeitura ficam suspensos pelos próximos 30 dias, a partir da data do decreto, 16 de março de 2020. Durante os dias 18 de março a 16 de abril fica suspensa a concessão de alvará para realização de eventos de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público, com público superior a 30 pessoas. Ficam cancelados os alvarás já concedidos para realização de eventos de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público.

Equipe da saúde reforçada

Fica suspenso o deferimento de férias (regulamentares e prêmio) dos servidores da saúde, desenvolvimento social, integrantes do Comitê de Defesa Civil e servidores administrativos dos setores de Compras, Licitação e Procuradoria, nos meses de março, abril e maio, para cumprimento das demandas e atendimento emergencial da população. Fica autorizada a reconvocação de servidores em férias (regulamentares e prêmio) no mês de março, bem assim, o cancelamento das férias já concedidas para os meses de abril e maio.

Desenvolvimento Social

De 18 de março a 16 de abril ficam suspensas todas as atividades coletivas realizadas nos CRAS, CREAS e demais equipamentos públicos vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Atendimento ao público

A partir do dia 18 (quarta-feira), o atendimento externo no prédio da Prefeitura estará restrito a casos urgentes e agendados. Servidores maiores de 60 anos ou que se enquadrem no grupo de risco e, ainda, aqueles com baixa imunidade, portadores de doenças como pneumonia, tuberculose, câncer, renais crônicos, transplantados, cardiopatas e diabéticos e os com baixa sintomática foram orientados a trabalhar em casa e não estão mais no prédio da prefeitura. A medida é por tempo indeterminado.

Saúde

Durante os dias 18 de março a 16 de abril ficam suspensas todas as atividades coletivas da Secretaria Municipal de Saúde, tais como Liang Gong, grupos de hipertensos e diabéticos, fisioterapia, com manutenção de atendimentos individuais. O Decreto ainda determina a criação de leitos de isolamentos provisórios nas unidades da rede municipal de saúde.

Recomendações para empresas particulares

O Governo Municipal fez diversas recomendações para setores privados, entre elas, que sejam adotadas jornadas e turnos de trabalho alternados ou teletrabalho e que sejam suspensas as atividades em projetos sociais, esportivos, clubes, templos religiosos, bares, restaurantes e academias da cidade.

Transporte coletivo

A Prefeitura irá orientar a Expresso Unir que intensifique ações de higiene nos veículos, circulem com janelas abertas e ar-condicionado desligado. E ainda que seja evitada a circulação de ônibus com lotação superior ao número de assentos.

Capacitação enfermeiros

Toda a rede municipal de enfermagem recebeu esta semana capacitação com orientações e esclarecimentos sobre o coronavírus. O objetivo foi tirar dúvidas sobre os casos suspeitos, diagnóstico laboratorial e isolamento domiciliar e outros.

Capacitação Educação

Os diretores das escolas municipais e Cemai’s receberam um treinamento especial com noções de prevenção contra a doença. Cerca de trinta educadores participaram da atividade e, após a qualificação, passam a atuar como multiplicadores de ações de prevenção nas instituições de ensino. A capacitação foi coordenada pelo Dr. Zé Geraldo, médico da Faseh – Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.

O Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus se reúne diariamente, ao início e final do dia, para análise e manutenção destas e outras medidas de prevenção contra o Coronavírus. É importante que a população utilize apenas as redes sociais da prefeitura como fonte de informação e evite compartilhar notícias falsas.

Decreto-1.972-2020-Situação-de-Emergência-Coronavirus-1