Prefeitura promove melhorias no bairro Manoel Brandão

A Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo tem realizado, desde maio, ações de aterramento, cascalhamento e nivelamento das estradas do bairro Manoel Brandão. O município cedeu uma pá carregadeira, uma retro escavadeira, um rolo compactador, dois caminhões basculante e um caminhão pipa para as intervenções.

Dois meses após o início das ações, as ruas apresentam outro aspecto. Estão mais planas e oferecem melhor trafegabilidade para motoristas e pedestres. Os moradores ficaram contentes com as ações de melhoria, mas afirmam que há muito o que ser feito para tornar o bairro o lugar desejável para viver. Duas das principais reivindicações de quem mora em Manoel Brandão diz respeito ao ligamento de água e cobertura do transporte público no local.

O Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Alberto Luiz, e o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Gustavo Viana Costa, estiveram presentes no bairro na última terça-feira (24) para verificar o andamento dos trabalhos e conversar com populares sobre a situação da infraestrutura no bairro.

De acordo com o Coronel Alberto Luiz, a Prefeitura Municipal tem feito mais do que é permitido diante das irregularidades que envolvem o empreendimento. “Nós temos no bairro um problema antigo. O empreendedor dono do loteamento não cumpriu com suas obrigações junto ao município tampouco diante dos próprios moradores. Por isso hoje temos estes diversos problemas de infraestrutura que dificilmente poderão ser solucionados se o dono do empreendimento não assumir suas responsabilidades. Após isso, aí sim o município poderá entregar obras e serviços públicos no bairro. É ilegal empregar dinheiro público em um empreendimento que é particular”, esclareceu.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, a aprovação do projeto do loteamento aconteceu em junho de 1998. Porém o empreendimento é considerado irregular sob o aspecto urbanístico, uma vez que obras de pavimentação, drenagem, iluminação e energia elétrica, abastecimento de água e esgotamento sanitário não foram executadas pelo proprietário.

Ainda de acordo com relatório emitido pela Secretaria de Planejamento Urbano, o fato de o empreendimento ter sido classificado como Zona Especial de Interesse Social no Plano Diretor não exime o empreendedor de arcar com a responsabilidade de executar as obras de infraestrutura do empreendimento. “Estamos em constantes reuniões com o empreendedor para que o problema do bairro seja resolvido. A Prefeitura está empenhada em resolver e dar dignidade aos moradores”, finalizou o Coronel Alberto Luiz.