Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite começa no dia 6 de agosto

O surto de sarampo no Norte do Brasil colocou todo o país em alerta. Para prevenir que o problema saia do controle dos agentes públicos de saúde, campanhas de vacinação contra a doença tem sido promovidas em todo o país. Em Pedro Leopoldo, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo 2018 e a Campanha Estadual de Multivacinação 2018 acontecem de 6 a 31 de agosto. Cerca de 4 mil crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser imunizadas no município.

De acordo com a Referência em Imunização da SMS, Cynara Araújo, serão vacinadas as crianças do grupo prioritário mesmo que estejam com as vacinas em dia. “Isso contribuirá para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, Sarampo e Rubéola. Será oportunidade também para a atualização do calendário de vacinação das crianças com todas as vacinas disponíveis pelo SUS”, ressalta.

De acordo com o Ministério da Saúde, após os 12 meses e vida, a criança deve receber a primeira dose da vacina triviral, que imuniza contra o Sarampo, a Rubéola e a Caxumba, e, aos 15 meses, receber a segunda dose com a vacina tetraviral, capaz de imunizar contra o Sarampo, a Rubéola, a Caxumba e a Catapora/Varicela, ou a vacina tríplice viral associada à de Varicela Monovalente.

Cynara chama atenção para o fato de que mesmo que a Campanha tenha como grupo prioritário crianças, é imprescindível que todas as pessoas, independente de idade, estejam com o cartão de vacinação em dia. “O Ministério da Saúde é claro em suas recomendações. Se o indivíduo tem de 2 a 29 anos e não tem registro de dose da vacina tríplice viral ou tetraviral, ele deve receber duas doses com intervalo de, no mínimo, 30 dias da primeira dose. Para as pessoas de 30 a 49 anos sem registro de dose das vacinas tríplice ou tetraviral, é necessária apenas uma dose”, esmiúça.

O Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, faz o apelo aos pais e responsáveis pelas crianças. “É importante ressaltar que a vacina triviral está disponível permanentemente nos postos de vacinação do município. Diante desse surto de Sarampo e dos perigos que a doença representa, esperamos contar com presença maciça das crianças que fazem parte do grupo alvo da Campanha e, para isto, precisamos da conscientização dos pais e responsáveis”, afirma.

Os perigos

O Sarampo é uma doença viral extremamente contagiosa e muito comum na infância. Pode levar a complicações graves, incluindo encefalite, pneumonia e morte. A transmissão da doença ocorre de pessoa a pessoa, por meio de gotículas de secreção do nariz, da boca ou da garganta de pessoas infectadas pelo vírus.

Já Poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus podem desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Onde é possível se vacinar em Pedro Leopoldo?

ESF Romero de Carvalho
ESF Dr. Lund
ESF Vera Cruz
ESF Santo Antônio da Barra
ESF Fidalgo
ESF Lagoa de Santo Antônio
ESF Adélia Issa
ESF Dom Camilo/ Santa Tereza
ESF Theotônio Batista de Freitas
Unidade Central de Vacinação – Posto do Estado