Secretaria Municipal de Saúde explica a atual situação dos atendimentos no município

A Diretora de Atenção à Saúde, Michelli Moreno, fez um vídeo descrevendo o cenário de Pedro Leopoldo com o aumento de casos de COVID

Assim como o restante do Brasil, Pedro Leopoldo enfrenta o aumento de casos da COVID-19 e suas variantes. Mesmo diante de todo o esforço da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, os equipamentos e profissionais sofrem com a alta demanda, falta de testes e baixa no quadro de servidores.

A Diretora em Atenção à Saúde, Michelli Moreno, explicou o atual cenário em que a cidade se encontra.

Michelli Moreno
Diretora em Atenção à Saúde

“Sabemos do contexto da variante, mas graças à vacinação, temos um número de óbitos e casos graves bem reduzidos. Porém, a contaminação está acelerada. Diante disso, gostaríamos de deixar um alerta em relação aos serviços de saúde no municípo. Em primeiro lugar é preciso da conscientização da população. Para os casos de sintomas leves, e que em primeiro momento não precisem de um atendimento rápido, pedimos que estas pessoas permaneçam em casa, por pelo menos 48 horas,se possível. Caso o quadro se agrave, aí sim, procure um atendimento médico. Nossos servidores também estão expostos e como todo ser humano, estão suscetíveis a contrair o vírus”, destacou.

Com relação ao quadro de profissionais de saúde, segundo Michelli, existe uma série de trâmites para a contratação de novos servidores. “Para preencher o nosso quadro com novo pessoal, não é somente contratar. O funcionário precisa passar por uma série de treinamentos, capacitação e orientação. Além disso, o mercado de mão de obra precisa ter disponibilidade para essa contratação”, contou.

Ainda de acordo com a Diretora, o Ministério da Saúde liberou o protocolo de ampliação para testagem de sintomáticos e assintomáticos, contudo, o insumo necessário não está chegando da maneira esperada. Os fornecedores não estão aguentando atender à alta demanda e, com isso, Pedro Leopoldo continuará a testar somente pacientes que apresentem sintomas, ação que está dentro dos protocolos de saúde.

Pedro Leopoldo iniciou recentemente a vacinação infantil. Michelli pede a colaboração de pais e responsáveis na imunização das crianças, lembrou a importância da população em geral também não deixar de se vacinar e de evitar grandes aglomerações. “O caminho mais correto é a vacina! Não temos medicamento comprovado até o momento. O que temos é vacina, uso da máscara, higienização e distanciamento”, finalizou.