Pedro Leopoldo começa a vacinar idosos acima de 80 anos

Uma notícia que todos gostaríamos de dar! A cidade de Pedro Leopoldo começa esta semana a vacinar seus idosos acima de 80 anos contra o coronavírus. Nesta terça-feira, 02, começa a vacinação para os idosos com idade entre 85 a 89 anos. E na sexta-feira, 05 de março, o Município amplia a imunização por faixa etária, dando início à vacinação também dos idosos com idade entre 80 a 84 anos. A partir de agora, a vacinação para estes públicos será tanto via drive-thru, como aberta também no Centro Municipal de Imunização – CMI – para aqueles que tiverem condições e preferirem não ir de carro. Tanto na terça quanto na sexta, a vacinação será das 08 às 11 horas, no Centro Municipal de Imunização, à Rua Presidente Kennedy, 180, Bairro São José.

A estimativa do Governo do Estado é que esta quarta remessa enviada do Estado para o Município consiga imunizar com a primeira dose 100% dos idosos com idade entre 85 a 89 anos. Já a faixa entre 80 e 84 anos será imunizada em parte nesta fase, dependendo de novo envio do Ministério da Saúde para concluir a vacinação deste grupo. Esta faixa etária será inciada na sexta, dia 5, e será vacinada enquanto houver disponibilidade do imunizante.

Na tarde desta segunda-feira, 01, em um ato isolado para simbolizar o início da vacinação do novo grupo, a Dona Maria Aparecida Coelho, de 85 anos, recebeu a primeira dose do imunizante. “É uma sensação maravilhosa. Tenho um marido de 90 anos que já recebeu as duas doses da vacina. Ficamos quase o ano todo sem contato com nossos filhos, sem um abraço. Agora vou poder receber esse carinho de perto, com o toque. Se Deus quiser em breve todos estaremos vacinados e este problema vai acabar!”, comemorou Dona Maria.

Nesta quarta remessa liberada pelo Estado, Pedro Leopoldo recebeu 780 doses de vacina contra a Covid-19. “É uma alegria imensa poder ampliar a vacinação para estes grupos que são os mais vulneráveis. Vacinamos os de mais de 90 com muita agilidade, imunizamos também a grande maioria dos nossos trabalhadores de saúde, tanto da área pública quanto da área privada, preservando a saúde destas pessoas e garantindo a força de trabalho. Continuamos torcendo para que mais vacinas cheguem para imunizar todos os pedroleopoldenses, por ordem de prioridade. O mais importante é que estamos totalmente preparados para que assim que as vacinas cheguem, a gente vacine os grupos para qual elas são destinadas com muita agilidade, transparência e responsabilidade”, disse a Prefeita Eloísa Helena.

Acamados

Os acamados da nova faixa etária, cadastrados na Secretaria de Saúde do Município, receberão as vacinas em casa. Lembrando que a estimativa é vacinar todo o grupo de 85 a 89 anos, incluindo acamados. Mas com a nova remessa, o grupo de 80 a 84 será iniciado, mas não concluído, e o município precisará receber novas doses para continuar esta faixa etária. A vacinação dos acamados para estes grupos será a partir da próxima semana. “A previsão é que, de 85 a 89 anos, todos desta idade que procurarem o posto de vacinação na terça-feira receberão a primeira dose da vacina. Já na sexta, como a quantidade de doses enviadas pelo Estado para 80 a 84 anos não será suficiente, iremos apenas dar início (devendo cobrir cerca de 25% deste público inicialmente). Ou seja, na sexta, de 80 a 84 anos, será por ordem de chegada, com distribuição de senha, enquanto houver disponibilidade da vacina”, informou Cynara Araújo, Enfermeira Referência Técnica em Imunização de Pedro Leopoldo.