Frota do Município é encontrada quase toda sucateada e traz problemas para a execução de serviços em PL

Quase 80% dos veículos da Prefeitura foram encontrados pela atual gestão com problemas. Além do prejuízo financeiro aos cofres públicos, serviços prestados à população podem ficar prejudicados até o total reparo da frota

A preocupação com a manutenção da frota de veículos é fundamental para garantir agilidade e funcionalidade nas ações do Executivo, assim como é imprescindível para reduzir riscos e prejuízos. Cuidar dos carros da Prefeitura precisa ser uma preocupação constante dos gestores para manter os veículos e as máquinas nas melhores condições possíveis de trabalho.

No entanto, não foi o que a atual administração encontrou quando assumiu o governo no início de 2021. Dos cerca de 140 veículos, mais de 100 deles, ou seja, 75%, apresentaram problemas que vão desde vazamento de motor, sistema elétrico danificado, falta de peças, de pneus e de bateria, entre outros. Destes 140, 60 estão parados por falta de condições de uso, ou seja, quase 50% da frota. Mais de 30 estavam sucateados, sendo disponibilizados para leilão por não ter mais condições de uso. Todos os veículos foram encontrados sem os equipamentos de segurança obrigatórios.

Entre os veículos com problemas estão ônibus, carros leves, caminhonetes, escavadeiras, patrol e até uma ambulância. Desta forma, dependendo do dano em cada um deles e do prestador de serviço que fará os reparos, alguns serviços prestados pela Prefeitura podem ficar comprometidos por até dois meses. “Lamentavelmente, pela falta de zelo com o bem público, a população fica prejudicada porque são carros que prestam serviços para a educação, obras, saúde, desenvolvimento social e segurança, por exemplo. Agora que fizemos todo o levantamento, vamos buscar a solução o mais rápido possível, dentro das condições financeiras do município, para causar o menor transtorno possível para os usuários”, disse o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Arnaldo Pantuza.

De acordo com levantamento realizado pelo mecânico responsável, para colocar os veículos que podem ser aproveitados em plenas condições de funcionamento, a atual administração gastaria em torno de R$200.000,00 a R$480.000,00, podendo aumentar ou diminuir este valor dependendo dos veículos e da prestações dos serviços.