Pedro Leopoldo recebe 2ª remessa de vacinas e dá sequência à imunização contra a Covid-19

Nesta segunda-feira, 01 de fevereiro, Pedro Leopoldo recebeu mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. Desta vez chegaram ao município mais 1099 doses. Destas, 417 serão utilizadas para a segunda dose em trabalhadores da saúde do Pronto Atendimento da Lagoa, Hospital Municipal Francisco Gonçalves, Maternidade Dr. Eugênio Gomes de Carvalho e Laiite – Lar para Idosos Irmã Tereza. As outras 682 referentes à 1ª dose serão aplicadas em outros profissionais de saúde da Maternidade e do Hospital que não foram contemplados na primeira etapa, além de trabalhadores dos ESF’s (Estratégia de Saúde da Família), CEM (Centro de Especialidades Médicas), Clínica da Saúde da Mulher e da Criança, Farmácia Municipal, Livremente, Crer Ser, Odontologia, Fisioterapia e Vigilância Sanitária. Desta forma, todos os profissionais de saúde da rede pública de Pedro Leopoldo serão vacinados com a primeira dose até o fim desta semana, já que o município tem hoje na rede pública 1047 trabalhadores da área, de acordo com a regional de Belo Horizonte.

Primeira remessa

A primeira remessa da vacina contra SARS-COV 2 Butantan foi recebida por Pedro Leopoldo no dia 19 de janeiro de 2021 totalizando 417 doses. No mesmo dia as doses recebidas começaram a ser administradas. A vacinação ocorreu apenas nos setores em que os profissionais atuam, sob a supervisão das chefias imediatas, sendo realizadas no Hospital Municipal Francisco Gonçalves nos dias 19 e 21 de janeiro, no Hospital e Maternidade Dr. Eugênio Gomes de Carvalho em 21/01 e no Pronto Atendimento Lagoa de Santo Antônio em 20 e 21/01. No Laiite – Lar para Idosos Irmã Tereza, os idosos receberam as vacinas no dia 20 de janeiro. “Desta primeira remessa, a Secretaria de Saúde tem em estoque somente 30 doses que serão administradas após o dia 06/02/2021 em idosos e funcionários do Laiite que no dia em que a equipe esteve na Instituição não estavam elegíveis para vacinação por motivos de doença”, explicou Cynara Araújo, Referência Técnica em Imunização.

Segunda remessa

A aplicação da segunda remessa se inicia pelos ESF’s na tarde de hoje, segunda-feira, 01 de fevereiro, e amanhã, dia 2. O cronograma de distribuição da vacina já foi todo formatado pela Secretaria de Saúde e continua diariamente até sexta-feira, 5, quando esta etapa será concluída com toda rede pública de saúde vacinada. “Ainda não há previsão de quando o Estado enviará novas doses, mas continuamos totalmente preparados, para, assim que elas chegarem, começarmos a vacinação imediatamente como temos feito. Esta celeridade é muito importante para conter o contágio o quanto antes”, disse a Prefeita Eloísa Helena.

As vacinas continuam sendo administradas somente nas Unidades em que os profissionais trabalham e o agendamento da dose subsequente já está programado e será comunicado também pelas coordenações. Entre a primeira e a segunda remessas, Pedro Leopoldo já recebeu 1516 doses da vacina contra o coronavírus.

Transparência

Com base na Lei Geral de Proteção de Dados, que regulamenta que profissionais e organizações de saúde estão obrigados a guardar as informações de seus pacientes em segredo, proibindo o uso e compartilhamento, prestigiando a natureza privada das informações pessoais e sua posse pelo titular, a Prefeitura de Pedro Leopoldo não divulga os nomes dos vacinados. Mas a lista com toda esta relação, constando nome e CPF dos vacinados na primeira remessa foi enviada para o Ministério Público, assim como serão enviadas todas as listas de todas as fases da vacinação. “Desta forma salientamos o nosso compromisso com a transparência na condução da Campanha e rigor nas determinações do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. Todos os vacinados estão sendo também registrados no site SIPNI, definido pelo Ministério da Saúde”, disse o Secretário de Saúde, Hélio Neri.

Além disto, a Prefeitura solicitou a ida do Secretário de Saúde Dr. Hélio Neri e da Referência Técnica em Imunização, Cynara Araújo, na reunião da Câmara desta segunda-feira, para dar total transparência aos atos que envolvem a vacinação contra a Covid-19 no município.

Os critérios estabelecidos são baseados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 12 edição de 17/12/2020 e Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 de 18/01/21.