Drive-thru da vacinação para idosos em PL é sucesso e repercute em todo o país

Começou na segunda-feira, 23, em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Pedro Leopoldo a ação foi um grande sucesso e em poucas horas foram aplicadas as 2 mil vacinas enviadas pelo Governo Federal. Para se ter uma ideia da alta procura, este número precisou de uma semana para ser alcançado em 2019. A nova remessa chegou ao Município na quarta-feira, 25, quando recomeçou a vacinação em Pedro Leopoldo.

Um dos motivos da alta procura na cidade foi o drive-thru da vacinação realizado no Centro Municipal de Imunização, onde os carros foram até o local com os idosos e os mesmos não precisaram descer do veículo para receber a vacina, evitando assim o contato de outras pessoas com este grupo de risco para o coronavírus.

A ação foi bastante elogiada e serviu de modelo para diversas cidades do país. “Ótimo esse sistema de vacinação. Facilita muito pra gente e não coloca a gente em risco. Parabéns para a prefeitura”, disse o casal Júlio e Angélica Avelar, que recebeu a vacina. Adriana Machado levou a mãe Ana Machado e saiu super satisfeita com o atendimento e com a inovação. “Levei minha mãe e achei a ideia do drive thru brilhante! Não demorou e não houve aglomeração nas filas. Parabéns à Prefeitura!”, elogiou.

Em Pedro Leopoldo, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, determinou que todos os ESF’s da cidade ofereçam a vacina, totalizando 13 pontos de vacinação para descentralizar e evitar aglomerações. Durante toda a campanha serão colocadas em prática também tdas as estratégias em relação ao enfrentamento do coronavírus como distanciamento de pessoas, regras de etiqueta, locais abertos e utilização de EPI’s. “Estamos tomando todas as medidas necessárias para oferecer a vacina contra a gripe e, ao mesmo tempo, coibir ao máximo a propagação do coronavírus em nossa cidade. A vacinação foi um sucesso, muitos idosos vacinados, sem risco de contato físico com outras pessoas. Não é uma vacina contra o novo vírus, mas ajudará a equipe médica nos diagnósticos das enfermidades”, destacou o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião.

O drive-thru da vacinação acontece no Centro Municipal de Imunização, localizado à Rua Presidente Kennedy, 180, Centro, das 8 às 17 horas.

Campanha Nacional

Na primeira fase da Campanha, que dura até o próximo dia 16 serão contemplados idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde. A vacina não protege contra o coronavírus, mas a pandemia alterou o cronograma estabelecido e antecipou o início da vacinação, uma vez que a vacina contra a gripe auxiliará na exclusão do diagnóstico por Covid-19.

A segunda fase da campanha será a partir do dia 16 para professores, servidores da segurança pública e pacientes com doenças crônicas. Por último, a partir de 09 de maio, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais e população com deficiência. O dia D da Campanha será no dia 09 de maio.