Atualização do Cadastro Único é garantia para receber benefícios sociais

Em Pedro Leopoldo, diversas famílias estão com o cadastro no CadÚnico desatualizados, o que pode gerar cancelamento em programas sociais

Benefício de Prestação Continuada – BPC, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Telefone Popular e Tarifa Social de Energia Elétrica. Esses são alguns dos benefícios e programas sociais do governo federal que utilizam o Cadastro Único (CadÚnico) para identificar potenciais beneficiários, como também para manutenção do registro e acompanhamento dos mesmos. O banco de dados — que abriga atualmente informações de 26,5 milhões de famílias brasileiras — é uma importante ferramenta para otimizar a gestão dos programas e auxiliar na implementação e no aprimoramento de políticas sociais. Por isso, é importante que essas informações estejam atualizadas e reflitam, de forma fidedigna, as condições de vida das famílias.

A atualização dos dados dos beneficiários deve ser feita sempre que houver mudança na situação da família ou, no máximo, a cada dois anos. Das 13,9 milhões de famílias inseridas no Cadastro Único que recebem o Bolsa Família, apenas 1,5 milhão, em média, passam mais de dois anos sem atualizar os dados. “Atualizar o Cadastro Único é importante para que o benefício não seja bloqueado ou cancelado. Se o cadastro não for atualizado, sua família não pode participar de muitos programas sociais, e se já for beneficiária, pode perder o benefício. Mesmo se não tiver nenhuma mudança nas informações da sua família, é necessário atualizar o cadastro no máximo a cada dois anos. Por isso é preciso que as pessoas compareçam a um dos Cras em Pedro Leopoldo e atualizem esses cadastros, para receberem esses benefícios que fazem diferença na vida da população mais carente”, informou o Prefeito Cristiano Marião.

BPC

O BPC é um benefício assistencial da Lei Orgânica da Assistência Social para pessoas de baixa renda. Têm direito idosos com 65 anos ou mais, pessoas com deficiência, de qualquer idade. É preciso comprovar impedimentos de, no mínimo, dois anos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. A renda por pessoa da família (do idoso ou do deficiente) deve ser menor do que um quarto do salário mínimo vigente. Beneficiários do BPC precisam ficar atentos ao prazo para inscrição no Cadastro Único para evitar o bloqueio do recebimento do benefício.

Como se cadastrar

É preciso que uma pessoa da família seja responsável por responder às perguntas da entrevista de cadastramento. Essa pessoa deve ter pelo menos 16 anos. Todas as pessoas que moram na mesma casa e dividem renda e despesas devem ser cadastradas em uma mesma família.

Os documentos sugeridos são comprovante de endereço (COPASA, CEMIG ou declaração do Posto de Saúde). Os documentos devem ser dos últimos 3 meses; para todos os membros da família maiores de 18 anos: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e CNIS (para quem não tem comprovante de renda), extrato de aposentadoria ou contra-cheque e para os componentes da família, menores de 18 anos: Certidão de Nascimento e/ou RG, CPF e declaração escolar (últimos 3 meses). “Importante lembrar que se alguém da família ou se todos os integrantes não tiverem documentos não tem problema. Mas é bom lembrar que enquanto o RF (Responsável Familiar) não apresentar um dos documentos obrigatórios ao entrevistador (CPF ou Título de Eleitor) e um documento (Certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor) para cada membro da família, o cadastro ficará incompleto e a família não poderá participar de programas sociais. Exceto para famílias indígenas e quilombolas”, destacou a Secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Simões.

Para fazer a atualização ou a confirmação dos dados, o beneficiário deve procurar o CRAS mais próximo de sua casa, com os documentos sugeridos e fazer a atualização o mais breve possível, para que não haja risco de perder o benefício que já possui. O Cras Sul fica à Rua Dr. Neiva, 421, Centro e o Cras Norte se localiza à Rua Pergentino Souza Santos, 320, Teotônio Batista de Freitas.