Mais de 400 toneladas de entulho são recolhidas em PL no mês de fevereiro

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos coletou, no mês de fevereiro, mais de 400 toneladas de entulho nas caçambas distribuídas pela cidade. Os recipientes estão disponíveis unicamente para o descarte de pequenos volumes de restos de construção civil e podas de jardinagem, não sendo permitido o descarte de lixo doméstico.

Ao todo, são 26 ecopontos em fase de teste. O número tende a crescer, na medida em que a Secretaria de Obras identificar a demanda de criação de novos pontos para o descarte de pequenos volumes de resíduos de construção civil e proveniente de limpeza de quintais e jardins.

De acordo com o Secretário Gustavo Viana, aos poucos a população vai se conscientizando da necessidade de manter as calçadas e ruas livres de entulhos. Ele frisa, no entanto, que ainda são muitas as irregularidades. “Observamos que muitas pessoas têm feito de bota-fora alguns lotes vagos. Isto é preocupante porque a prática coloca em risco a saúde das pessoas. O entulho favorece a proliferação de ratos, baratas, escorpiões, cobras e do mosquito Aedes aegypti”, alerta.

Segundo o Secretário de Obras, o entulho disposto de forma irregular nos logradouros e lotes leva a outro problema: a ineficiência na drenagem das águas de chuva. “No período chuvoso, o entulho disposto de forma irregular pela cidade acaba obstruindo os bueiros e causando transtornos, como inundações e perdas materiais”, explica.

De acordo com o Código de Posturas do Município (Lei 2205/1996), a multa para quem despeja entulho em calçadas e logradouros é de R$1077,96. “A Prefeitura oferece a alternativa das caçambas. Basta o morador se encarregar do transporte do resíduo até os ecopontos. Precisamos que a população faça a parte dela assegurando a limpeza, o conforto visual na cidade e a saúde coletiva”, finaliza.