Prefeitura garante que nenhum alimento vencido foi distribuído para alunos em Pedro Leopoldo e lamenta uso de notícias falsas sendo usado para fazer política

Na última semana, algumas pessoas compartilharam a notícia de que alimentos vencidos teriam sido distribuídos para escolas do município. Prefeitura garante que nenhum alimento com vencimento fora do prazo chegou aos alunos e critica o uso de fake news com objetivos políticos

Esta semana circulou um vídeo na cidade, dando conta de que houve “distribuição de alimentos com prazo de vencimento apertado”. Procurada pela Folha de PL, a Prefeitura afirma que fez questão de esclarecer a situação, para evitar qualquer mal-entendido, fornecendo informações precisas e corretas sobre o assunto.

Segundo a Secretária de Educação, Cláudia Resende, não ocorreu a distribuição de alimentos vencidos. “Os itens pipoca e amendoim foram entregues de forma equivocada pelo fornecedor em duplicidade, e a segunda remessa, que chegou vencida, foi prontamente devolvida. Quanto ao suco, assim que os responsáveis pelo Almoxarifado da Secretaria de Educação identificaram que estes não foram consumidos antes do prazo de validade, o que é algo passível de acontecer pois a quantidade de consumo não é algo fixo, imediatamente foram separadas as unidades para evitar que os itens fossem enviados para as escolas”, disse.

Cláudia ainda destacou que tais produtos estavam armazenados na Secretaria de Educação não como parte de uma distribuição iminente, mas sim porque já haviam sido previamente identificados como fora do prazo de validade. “Reforço, nenhuma unidade destes alimentos chegou a ser destinada ou distribuída a qualquer aluno, garantindo assim a integridade e a segurança alimentar de nossa comunidade escolar, como sempre aconteceu”, reafirmou.

A Secretária ainda informou que os alimentos mencionados em vídeo, com validade até janeiro, em que se citou “vencimento apertado”, estão programados para serem utilizados nas escolas, em aulas que ainda acontecem até esta semana, sendo que todas as medidas necessárias serão adotadas para garantir que apenas produtos dentro da validade sejam utilizados, como de praxe. “Vencimento apertado é um termo até diferente, né? Talvez usado de má-fé mesmo. Mas, enfim, se está ‘apertado’ é sinal que não venceu e que pode, com aval técnico, ser utilizado sem dano algum à saúde. Mas a gente está acostumado, sempre tem algum mal intencionado que faz uso de mentiras por política, para aumentar, tentar prejudicar, em vez de trabalhar pela cidade. Uma pena. Enquanto isso, seguimos fazendo o melhor para o nosso município”, disse a vice-prefeita Ana Paula Santos.

Por fim, a Prefeita Eloisa Helena reafirmou o compromisso da gestão em oferecer o melhor para toda a rede municipal de ensino de Pedro Leopoldo. “Educação é a base de tudo e nossa gestão sabe disso e investe muito nesta área. Pela primeira vez nossos alunos receberam mochila, estojo e uniforme, além de milhares de kits escolares. Sem falar nos tablets nas escolas, nas reformas nas unidades de ensino, nos parquinhos novos, brinquedos pedagógicos e tantos outros investimentos. Além, é claro, na nossa merenda escolar que é maravilhosa, nutritiva e ofertada criteriosamente aos nossos alunos. Então, reitero nosso compromisso com a transparência e a qualidade na prestação de serviços à comunidade”, concluiu a Prefeita Eloisa Helena.