Prefeitura inaugura Base do SAMU em Pedro Leopoldo: Um marco na saúde do município

Uma conquista gigante para Pedro Leopoldo será concretizada esta semana. O Samu, desejo antigo da comunidade, vai sair do papel nesta gestão. Depois de muitas tratativas, encontros, solicitações e muito trabalho, a Prefeita Eloisa Helena e sua equipe conseguiram trazer a Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para Pedro Leopoldo

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Prefeita Eloisa Helena e da vice Ana Paula Santos, tem o prazer de convidar toda a comunidade para celebrar a inauguração da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O evento acontecerá nesta sexta-feira, 22 de dezembro, às 10h, no Centro Integrado de Atenção à Saúde (CIAS), localizado na Rua Antônio Rodrigues Cardoso, 63, Centro.

Com dedicação incansável da atual gestão, a comunidade poderá contar com mais esta significativa conquista, reforçando ainda mais a assistência de emergência em nosso município.

A presença do SAMU em Pedro Leopoldo representa um avanço de grande relevância na capacidade de resposta a situações de emergência. Com equipes treinadas e equipamentos especializados, o SAMU desempenha um papel crucial na prestação de cuidados médicos imediatos, podendo fazer a diferença entre a vida e a morte. Essa presença reforça o compromisso da cidade com a segurança e bem-estar dos cidadãos, proporcionando uma rede de atendimento ágil e eficiente em momentos críticos.

A base é composta por uma ambulância tripulada, com técnico de enfermagem e um motorista socorrista. A central de regulação do SAMU repassará a ocorrência para a base em Pedro Leopoldo que fará o socorro dentro do município, assim como as transferências extra-hospitalar (de hospital para hospital), que hoje são realizadas pelas ambulâncias do Hospital Municipal, facilitando e otimizando o recebimento do paciente nas unidades hospitalares.

A base descentralizada de Pedro Leopoldo conterá um ambiente adequado para suporte administrativo dos profissionais, sala para manutenção de equipamentos,  abastecimento de insumos médicos necessários para realização da assitência, área para estacionamento da ambulância, dentre outras repartições. “O serviço do SAMU para nossa cidade veio a partir da construção da rede de urgência e emergência da macrorregião e pela sua necessidade. Este é um grande feito da nossa administração, em prol da nossa comunidade. Já realizamos os atendimentos de urgência e emergência através do PA Central e temos a certeza que será um facilitador no trabalho da saúde. Um grande ganho para todos.”, disse a vice-prefeita, Ana Paula Santos.

A prefeita Eloisa Helena expressa seu orgulho e alegria com essa conquista para a comunidade. “Estamos orgulhosos de trazer o SAMU para Pedro Leopoldo, mais um grande passo do nosso compromisso com a saúde e segurança da nossa gente. A inauguração desta base reflete o empenho incansável da nossa gestão em fortalecer os serviços de emergência. Contamos com a presença de cada cidadão para celebrarmos este avanço importante juntos. Unidos, construímos um futuro mais saudável para nossa comunidade”, destacou.