Vandalismo destrói equipamentos e espaços públicos em Pedro Leopoldo

Prefeitura tem feito vários serviços que têm sido danificados por vândalos. Além de desperdício de dinheiro público, esses atos podem gerar detenção

A Prefeitura de Pedro Leopoldo vem fazendo o possível para melhorar a qualidade de vida dos pedroleopoldenses, mas, infelizmente, o vandalismo atrapalha o serviço e aumenta o gasto do dinheiro público.

Recentemente, a Prefeitura revitalizou os pontos de ônibus do município, instalou mais lixeiras em locais públicos e decorou as praças com lindos enfeites de Natal. Porém, vários desses pontos foram danificados e, alguns equipamentos, ainda foram furtados. Lixeiras tipo contêineres foram quebradas e o jardim da Praça da Prefeitura foi todo estragado após a transmissão dos jogos da Copa e dos eventos de final de semana. Além disto, cartazes foram fixados na nova pintura dos pontos de ônibus. “As pessoas precisam zelar pelo que é feito para elas mesmas. Cortaram cabos da iluminação, puxaram fios, furtaram parte das luzes, estragaram a decoração natalina que fizemos com tanto carinho a pedido da prefeita Eloisa. Querem que façamos as coisas mas não zelam por elas. São atos muito graves, pois causam prejuízos financeiros à administração. Lamentável”, disse Patrícia Rafael, Secretária de Cultura de Pedro Leopoldo.

De acordo com o Procurador do Município, Dr. Cristiano Pereira, o vandalismo caracteriza crime contra o patrimônio público e é passível de punição. “Temos leis que protegem o patrimônio público. O Art.163, por exemplo, condena quem destrói, inutiliza e deteriora coisas alheias. E isto pode gerar detenção de seis meses a um ano ou multa. Dependendo dos agravantes, a detenção pode variar até três anos”, alertou.

As medidas relativas aos últimos ocorridos já estão sendo tomadas pela Prefeitura de Pedro Leopoldo. Atos de vandalismo devem ser denunciados pelo telefone da Guarda Municipal no 3662-3777 ou 153.