Prefeitura de Pedro Leopoldo e Defensoria Pública de Minas realizam Casamento Comunitário

Vinte e sete casais de Pedro Leopoldo celebraram o amor e a formalização da união por meio do Casamento Comunitário da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), na quarta-feira, 16. O evento aconteceu às 18h no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais. A iniciativa visa garantir a segurança jurídica do casal em questões como pensão, auxílios, inventários, partilha e direito de herança, por meio da união civil.

A ação é realizada por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC) e tem o objetivo de dar oportunidade aos casais de baixa renda de legalizarem sua situação civil, com isenção de taxas e emolumentos, e realizarem o sonho da cerimônia nupcial.

O evento teve tudo o que pede uma ocasião especial como esta, como entrada dos noivos em marcha nupcial, tapete vermelho, bem-casados, distribuição de presentes, entre outras ações, viabilizadas por uma rede de solidariedade formada por parcerias voluntárias.

A Prefeitura de Pedro Leopoldo é parceira do evento, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. A Prefeita Eloisa Helena não pôde comparecer, mas mandou sua mensagem de carinho aos noivos. “Fiquei bastante chateada por não estar presente neste momento de tanta alegria e emoção, uma vez que ocorreu um pequeno acidente comigo, que impede minha locomoção. Mas fico muito feliz em poder contribuir de alguma forma com a realização deste sonho. Para nós, apoiar, junto à Defensoria Pública, a concretização desta união, é uma grande honra. Desejo, em nome da nossa gestão, que todos vocês celebrem o amor e a alegria do matrimônio e tenham garantidos todos os direitos relativos a esta união. Desejo ainda, que formem famílias abençoadas por Deus, onde o amor, a parceria e o companheirismo reinem. Que a alegria faça morada no lar de vocês. Agradecemos ao Lanagro, Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, cartórios e todos os parceiros que, com muito carinho, ajudaram na realização deste evento tão bonito e tão sonhado por todos aqui. Aos noivos, todo meu carinho. Sejam muito felizes!”, desejou.

Adriane Ribeiro, 52, após doze anos de relacionamento com o Mário de Jesus, 64, agradeceu por ter tido a oportunidade de oficializar a relação e o amor dos dois “São doze anos de convivência, e ,agora, surgiu a oportunidade de colocarmos a aliança. Agradeço muito à Prefeitura, à Defensoria e o Cartório, que proporcionaram isso para gente. Esse dia nunca será esquecido”, celebrou.

O Casamento Comunitário acontece como forma de proporcionar, também, a regularização de relações familiares, valorização do afeto do casal e da família, revelando-se importante fator de prevenção aos conflitos sociais.