Gestão trabalha para que Heineken fique em Pedro Leopoldo

Após pouco mais de dois meses de iniciadas, as obras de implantação Heineken em Pedro Leopoldo foram embargadas, surpreendendo a todos, inclusive à atual administração, que não é responsável por conceder nenhuma licença ambiental, já que, pelo porte da empresa, toda esta documentação é tramitada a nível estadual. A determinação partiu do (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente -, que também enviou ofício à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) sobre as licenças prévias concedidas em âmbito estadual.

A Heineken garantiu à Prefeitura de Pedro Leopoldo ter fornecido todos os documentos, dados e estudos técnicos necessários à obtenção da licença, que foi concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Semad e, em seguida, referendada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). “Fomos pegos de surpresa com esta notícia, assim como todos, já que a licença em questão é toda de competência do Estado, nos cabendo apenas a fiscalização da obra, no decorrer dela. Mas estamos confiantes em uma solução que preserve o meio ambiente e gere emprego e renda para nosso município. Já acionamos o Governo do Estado, acionamos nossos contatos a nível federal, e estamos nos empenhando de todas as formas para que nossa população não perca esse grande investimento. Da nossa parte, faremos de tudo”, garantiu a Prefeita Eloisa.

A Prefeitura respeita e acredita no equilíbrio entre a questão ambiental e a geração de emprego e renda. Nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso e confiamos que todos os envolvidos conseguirão chegar a um entendimento acerca da licença ambiental concedida, sempre tendo como prioridade o respeito ao ecossistema local”,disse a vice-prefeita e Secretária Interina de Planejamento Urbano, Ana Paula Santos.

A vice-prefeita e Secretária Interina de Planejamento Urbano, Ana Paula Santos, reforça que a atual administração está fazendo tudo que está ao seu alcance para que a empresa seja construída em Pedro Leopoldo e destaca a preocupação ambiental da gestão, em equilíbrio com a economia. “A Prefeitura respeita e acredita no equilíbrio entre a questão ambiental e a geração de emprego e renda. Nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso e confiamos que todos os envolvidos conseguirão chegar a um entendimento acerca da licença ambiental concedida, sempre tendo como prioridade o respeito ao ecossistema local. Estamos agindo para que as obras continuem e que nossa população não fique sem esse grande empreendimento que trará tantos benefícios para o Município”, reforçou Ana Paula.

A Heineken garante que está em contato com a Semad e o próprio ICMBio para troca de informações e entendimento dos próximos passos necessários para dar continuidade à implantação desta que será a 16ª unidade produtiva da marca no País.