Prefeitura anuncia medidas de prevenção contra o coronavírus

Em reunião nesta segunda-feira, 16, com os secretários municipais que compõem o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus, criado para acompanhar a evolução do COVID- 19 em Pedro Leopoldo, o prefeito Cristiano Marião anunciou uma série de medidas que serão adotadas no município. Até o momento a cidade não teve nenhum caso confirmado. Foram registradas cinco notificações de casos suspeitos.

Estado de Emergência
O prefeito revelou que irá decretar estado de emergência para facilitar as ações de prevenção, entre elas, compras emergenciais de insumos.

Suspensão das aulas
As aulas da rede municipal (escolas, Cemai’s e projetos) ficam suspensas entre os dias 18 (quarta-feira) e 22 de março (domingo).

Atividades culturais, esportivas e sociais
Todos os eventos culturais e esportivos promovidos pela Prefeitura ficam suspensos pelos próximos 30 dias. Os alvarás solicitados para a realização de eventos particulares também ficam suspensos a partir desta data.

Equipe da saúde reforçada
Suspensão de férias ou pedidos de folga de servidores da área da saúde, como forma de fortalecer o atendimento médico à população.

Atendimentos sem aglomerações
Atendimentos coletivos, como os promovidos pelo CRAS, CREAS e outros, não serão realizados. Os prédios públicos devem permanecer com o ar condicionado desligado e as janelas e portas abertas.

Transporte coletivo

A Prefeitura irá orientar a Expresso Unir e os responsáveis pelo transporte escolar e no município que intensifiquem ações de higiene nos veículos, circulem com janelas abertas e ar-condicionado desligado.

Capacitação enfermeiros

Toda a rede municipal de enfermagem recebeu esta semana capacitação com orientações e esclarecimentos sobre o coronavírus. O objetivo foi tirar dúvidas sobre os casos suspeitos, diagnóstico laboratorial e isolamento domiciliar e outros.

O Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus se reúne diariamente, ao início e final do dia, para análise e manutenção destas e outras medidas de prevenção contra o Coronavírus. É importante que a população utilize apenas as redes sociais da prefeitura como fonte de informação e evite compartilhar notícias falsas.