Implantação de transporte de trem de passageiros entre PL e BH é tema da reunião na Câmara da próxima segunda

Objetivo principal é que a cidade não tenha apenas a opção do transporte rodoviário para se deslocar para Belo Horizonte. Representante da Companhia Brasileira de Trens Urbanos vem à Pedro Leopoldo na próxima semana

Na próxima segunda-feira, 9, o Superintendente Regional de Trens Urbanos de Belo Horizonte, Miguel da Silva Marques, estará na Câmara Municipal. O motivo da vinda do representante da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU – é falar sobre o acordo de cooperação técnica firmado entre a entidade e o Município de Pedro Leopoldo para desenvolver estudos para reativação da linha férrea de passageiros na cidade.

O empenho do Prefeito de Pedro Leopoldo se justifica, sobretudo, no evidente aumento populacional no município, que vem provocando um desequilibro em diversos setores, especialmente na mobilidade urbana, o que torna necessário o desenvolvimento de políticas em busca de solução. “Neste sentido é vital que o município ofereça novos meios facilitadores da locomoção da população na região e atenda a logística a ser demandada. Sabemos que o trecho ferroviário que integra o território do município, no corredor Minas-Bahia, encontra-se subutilizado há vários anos, sendo desativado o transporte ferroviário de passageiros e sendo o transporte de pessoas realizado estritamente pelo modal rodoviário. Por isso solicitamos à CBTU este acordo de cooperação técnica com intuito de desenvolver estudos aprofundados para possível reativação da linha férrea da passageiros entre Pedro Leopoldo e Belo Horizonte”, explicou o Prefeito Cristiano Marião.

De acordo com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais DEER/MG – estima-se que 7.200 usuários utilizam o transporte coletivo intermunicipal de Pedro Leopoldo, sendo a maioria destes, com destino à capital mineira.