Alunos da rede municipal de ensino concluem participação na 1ª fase do ‘YoGamers do Bem’

Projeto propõe ações educacionais envolvendo o mundo gamer e formou 40 alunos de Pedro Leopoldo esta semana. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Pedro Leopoldo por meio da Secretaria Municipal de Educação, Fundação Chico Xavier, Sehloiro e BH Airport

Nesta terça-feira, 03, quarenta alunos da rede municipal de ensino de Pedro Leopoldo concluíram suas participações nas atividades do Projeto “YoGamers do Bem”. A formatura da primeira turma do projeto aconteceu no espaço The Collection, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. A iniciativa de voluntariado do maior streamer brasileiro, Felipe Yoda, é uma parceria da Prefeitura de Pedro Leopoldo por meio da Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural Chico Xavier e teve as ações executadas pelas empresas parceiras, a Sehloiro e BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, onde as atividades foram realizadas.

Na cerimônia de formatura os alunos receberam das mãos de YoDa o certificado pela conclusão das atividades do projeto e contaram com a participação do Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, que fez questão cumprimentar os jovens formandos. “O objetivo principal deste projeto é a inclusão social de crianças e jovens, o envolvimento da comunidade e a descoberta de diversas áreas que envolvem o mercado gamer, por isso tem o total apoio da Prefeitura de Pedro Leopoldo. Estamos muitos satisfeitos e orgulhosos com esta conquista destes alunos, que adquiriram conhecimentos que levarão para toda vida. Após muito empenho e dedicação, eles estão se formando, levando na bagagem uma séria de aprendizados e novas experiências. Deixo meus parabéns a cada um deles e desejo sucesso”, disse Marião.

Em ação desde maio de 2019, o projeto visa uma série de atividades lúdicas para desenvolver o potencial dos alunos por meio do trabalho em equipe, raciocínio lógico e a apresentação dos estudantes ao universo dos games. Segundo Felipe Noronha YoDa, idealizador do projeto, os jogos transformaram sua vida e o streamer sentiu a necessidade de fazer o mesmo para outras pessoas. “O game traz consigo aspectos que ajudam no desenvolvimento das pessoas, como estratégia, concentração e resiliência para chegar às próximas fases. A inclusão que o game proporciona permite a socialização entre toda comunidade de diversas partes do mundo”, destacou.

A primeira sala gamers YGB foi inaugurada no antigo Terminal 3, em abril deste ano. Com oito horas de aulas durante a semana, os alunos puderam se desenvolver em diversas habilidades que vão além do mundo dos jogos, como destaca o aluno do projeto, Adrian Barros, da Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales. “Nossa primeira tarefa foi a de profissões. Eu e meus colegas abordamos o ‘Designer Gamer’. Quando vi o resumo sobre a profissão eu vi que eu posso ser um! No decorrer das aulas fui vendo que os gamers não são apenas jogos, são muito mais que isso. Um exemplo é o “League of Legends” (LOL) que é o jogo do YoDa, onde você pode ser um RPG e também pode desenvolver as suas habilidades sociais, o trabalho em equipe e o respeito”, avaliou Adrian.

Os alunos participaram do curso em atividades extracurriculares, após o horário escolar. O programa foi oferecido em grupos de 10 (dez alunos), com duas aulas por semana, em uma carga horária total de 8 (oito) horas semanais, compreendidas em horários pré-estabelecidos.

Em 2020, o projeto continua suas ações atendendo a novos alunos da rede municipal de ensino de Pedro Leopoldo. De janeiro a março, a Secretaria de Educação de Pedro Leopoldo irá selecionar os novos alunos que farão parte da segunda turma. As atividades começam em abril. Entre as exigências para participação estão comportamento e desempenho escolar dos jovens matriculados nas escolas municipais.