Presépio Municipal começa a ser montado

Já estamos bem perto do Natal e, por isso, quem passa pela Praça Chico Xavier (Praça da Prefeitura) pode acompanhar a montagem do Presépio Municipal. Este ano as pessoas poderão observar de perto o trabalho de restauração das onze peças que fazem parte do presépio e que são expostas em comemoração à chegada do Menino Jesus.

O trabalho artístico está sendo realizado pela artista plástica Paola Bellezia desde o começo desta semana. Os servidores da Secretaria de Obras são responsáveis pela construção do presépio e fazem os serviços de carpintaria, pintura e instalação elétrica para a iluminação. A população pode acompanhar todas as etapas que iniciaram com a limpeza das esculturas, passaram por uma raspagem e em seguida foram cobertas por uma base branca. A recuperação das peças será finalizada com pintura das vestes e dos traços dos personagens. “O presépio tem grande valor cultural no município, principalmente para aqueles que são cristãos, sendo considerado uma importante atração turística para a população e visitantes da cidade no período das celebrações do fim de ano”, disse o Gerente de Cultura de Pedro Leopoldo, Misael Elias.

De acordo com Misael Elias, está previsto para o dia 22 de dezembro um evento com a chegada do Papai Noel e apresentações de dois corais, uma realização da Prefeitura de Pedro Leopoldo em parceria com os comerciantes da Praça.

No mês de janeiro o presépio recebe o tradicional “Encontro Municipal de Folias de Reis” em que os grupos culturais foliões de diversas regiões do município se encontram para reverenciar as figuras que representam os três Reis Magos e o Nascimento de Jesus Cristo. As folias foram reconhecidas e registradas como patrimônio cultural do estado de Minas Gerais no ano de 2017.