Prefeitura realiza a castração gratuita de centenas de animais em PL

Duzentas cirurgias gratuitas de castração de animais foram realizadas esta semana em Pedro Leopoldo, pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde, em parceria com a ONG Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (AJUDA). As inscrições foram realizadas na semana passada, sendo 50 destinadas a protetores da cidade, 100 para cadastrados no CadÚnico e 50 para a população em geral. No entanto, o número de castrações destinadas ao CadÚnico não teve a demanda total atingida, sendo repassadas as vagas para a comunidade, o que totalizou 94 castrações para a população em geral, 56 para CadÚnico e 50 para protetores.

Para Pâmela de Freitas, moradora do Centro de Pedro Leopoldo, dona de nove felinos e quatro cachorros, a oportunidade foi extremamente importante. “Eu e minha mãe somos uma espécie de protetores individuais. Sempre que podemos, adotamos animais de rua, o que gera um considerável aumento nas nossas despesas. Então essa castração gratuita realizada pela Prefeitura de Pedro Leopoldo foi muito importante para nós. Felizmente conseguimos castrar os únicos dois gatos que faltavam fazer este procedimento, além de seis animais de vizinhos que ajudamos neste processo de inscrição. Essas ações de castração são importante para evitar a procriação e o abandono dos animais nas ruas”, disse.

Os procedimentos foram realizados esta semana seguindo os critérios da ONG de estratificação entre cachorros e gatos, machos e fêmeas. Foram permitidos até dois animais por família, não sendo permitida a castração de animais de focinho curto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e os outros 20 milhões de cães. Cada casal de cães que deixa de ser castrado tem a capacidade de gerar 80 mil descendentes em apenas 10 anos. E no caso dos gatos, esse número chega a 70 mil filhotes. “Dessa forma, mesmo com ONGs e protetores se esforçando em arrumar um lar para todos esses animais é preciso que o poder público também contribua com ações como essa, porque eles se multiplicam em uma velocidade muito alta. A cirurgia de castração contribui para que o animal tenha uma vida mais saudável, além de ajudar a salvar a vida de muitos outros animaizinhos que não possuem a mesma oportunidade de ter um lar e receber os cuidados que precisam”, destacou o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião.

A castração ainda ajuda na redução drástica do risco de doenças nas vias uterinas e órgãos genitais(como câncer de mama, útero, próstata, testículos e infecções na bexiga), fim do risco das fugas e brigas, assim como dos latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio. O procedimento também elimina a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas, a produção de leite e irritabilidade excessiva.