Ecopontos instalados pela Prefeitura diminuem entulhos nas ruas e geram economia de 1 milhão/ano

Atualmente são 33 caçambas espalhadas em diversos pontos da cidade. Após a instalação dos ecopontos os entulhos nas ruas diminuíram consideravelmente e a prefeitura tem economizado quase um milhão de reais por ano com recolhimentos

Os funcionários da Secretaria de Obras de Pedro Leopoldo desenvolvem um trabalho intenso de capina, varrição e limpeza em toda a cidade. No entanto, sem a efetiva conscientização e participação da população em dar a destinação correta do lixo, este serviço fica comprometido. Foi pensando nisto que em 2019 a administração lançou a campanha Eu❤PL e Cuido! Com a iniciativa a quantidade de material recolhido diminuiu consideravelmente, trazendo alta economia para os cofres públicos.

Como parte do projeto foram instalados diversos ecopontos pela cidade, equipamentos que auxiliam no descarte correto de resíduos sólidos, reduzindo os impactos ambientais causados pela eliminação irregular deste tipo de lixo. E os resultados têm sido bastante positivos. Antes da instalação dos Ecopontos eram recolhidos mensalmente pela Secretaria de Obras um montante aproximado de 3.912 m³ de entulhos diversos, como resto de construção, galhadas de árvores, capim, resto de móveis, enfim. Após da instalação das caçambas o volume deste tipo de lixo recolhido das ruas diminuiu para 2.772,00 m³.

Além disto, o investimento total da atual gestão para o recolhimento de entulhos diversos antes da implantação dos Ecopontos era de R$ 131.560,60 por mês, o que correspondia a um investimento aproximado de mais de um milhão e meio de reais por ano. Após a instalação dos mesmos, o valor investido caiu para menos da metade, gerando uma economia de quase um milhão de reais para os cofres públicos. “Depois que as caçambas foram espalhadas pela cidade, o valor gasto pela Secretaria de Obras passou a ser de R$ 63.869,20 por mês, o que nos gera uma economia mensal aproximada de R$ 67.691,60, que corresponde a uma economia anual de aproximadamente R$ 812.299,20”, detalhou o Secretário de Obras de Pedro Leopoldo, Luiz Naves.

Atualmente o município possui 33 ecopontos instalados em diferentes pontos da cidade, entre eles Vila Aparecida, Santo Antônio, São Geraldo, Centro, Dr. Lund, Magalhães, Vera Cruz, Ferreiras, Jardinópolis, Lagoa de Santo Antônio, Maria Cândida, Teotônio Batista de Freitas e Felipe Cláudio. A quantidade total de resíduos recolhidos nestes equipamentos é de aproximadamente 560m³/mês, o que corresponde a 6.720 m³ de entulho por ano. “A quantidade de material recolhido na região centro-sul diminuiu consideravelmente. Na Região Norte a quantidade de entulhos que é jogado na rua continua muito alto, infelizmente. Precisamos da conscientização e apoio dos moradores no sentido de descartar corretamente os resíduos, para que o trabalho da Secretaria de Obras seja ainda mais positivo”, reforçou o Secretário.

O Prefeito Cristiano Marião considera a limpeza urbana um ponto de extrema relevância para a qualidade de vida da população e vê a instalação dos ecopontos como uma ação muito acertada desta gestão. “O mais interessante é que o que começou com uma certa desconfiança por se tratar de uma política nova, promoveu a conscientização de boa parte da sociedade com a campanha do nosso governo e hoje nós recebemos diversos requerimentos da população solicitando Ecopontos no seu bairro. Isso é a prova que esta iniciativa foi um acerto da gestão e que ela tem dado resultados eficazes. Limpeza urbana não é responsabilidade única dos governantes. Na verdade é dever de todos os cidadãos zelar pela conservação das cidades onde vivem, das ruas, praças e parques.”, ressaltou o Prefeito.