Prefeitura promove ações que visam a reinserção social da população de rua

A partir deste ano, acompanhando o que determina a Política Nacional de Assistência Social, os moradores em situação de rua passaram a ser público prioritário do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Pedro Leopoldo, uma aposta da atual gestão na construção de projetos de saída de vidas das ruas

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde e da Coordenação de Saúde Bucal, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio dos CRAS e do CREAS, promoveu na última semana, diversas ações junto a moradores em situação de rua em Pedro Leopoldo. As atividades buscam o desenvolvimento de políticas de equidade com fomento à saúde desta população e envolveram a prevenção aos agravos por meio da vacinação e o levantamento das necessidades odontológicas. O objetivo é a inclusão e inserção deste público alvo nos tratamentos disponibilizados pelo município. “Essas políticas, além de ofertarem dignidade, buscam a conscientização das pessoas em situação de rua quanto aos seus direitos de cidadãos”, explicou o Secretário de Saúde de Pedro Leopoldo, Fabrício Simões.

A ação da última semana foi mais uma iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, que visa minimizar os problemas destas pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade, buscando uma reinserção desta população na sociedade. Além das intervenções na área da saúde, a Secretaria de Desenvolvimento Social, preocupada com a população em situação de rua, em uma ação integrada entre CREAS e CRAS Sul, vem promovendo um café da manhã e rodas de conversas na Praça Chico Xavier (Praça da Prefeitura) com estas pessoas. “A Política Nacional de Assistência Social – PNAS – caracteriza os moradores em situação de rua como público prioritário do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e esta gestão agora os coloca nesse lugar de fato. É uma aposta na construção de projetos de saída de vidas das ruas. A intenção é orientar, conhecer as histórias de vida e procurar reestabelecer laços familiares e comunitários”, explicou Helder Diniz, Chefe de Divisão de Assistência Social do Município.

Hoje o grupo tem uma média de 14 participantes e é feito pelo Serviço de Convivência em parceria com o Creas. Os orientadores sociais do Cras são responsáveis pela acolhida e o Creas pela condução das rodas de conversas. Através desse serviço é possibilitado acesso a aquisições básicas como documentação, contatos com a família (nos casos em que há interesse do morador e informações disponíveis), atendimento com assistente social, psicólogo e orientadores sociais e encaminhamentos para demais políticas (emprego, saúde).

A Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo entende que a situação dos moradores de rua é complexa e requer a proximidade e a intermediação do poder público junto aos moradores e suas famílias para que essas pessoas possam deixar de estar à margem e se integrarem completamente à sociedade. “Importante reforçar sempre que, assim como qualquer outro cidadão, os moradores de rua também possuem direitos e deveres, precisando ser respeitados enquanto tal. É necessário que a população saiba conviver com esse público de forma respeitosa e igual”, destacou Helder Diniz.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, a maioria dos moradores de rua é do próprio município e optou pelas ruas por ter rompido vínculos familiares por diversos motivos, sendo, o uso de drogas, um dos principais fatores.