PL é primeira cidade de MG a elaborar Documento Referencial da Educação

Aconteceu nesta quinta-feira, 2 de maio, na sede da FPL Educacional mais um encontro enriquecedor do Projeto RePensar. O Fórum dos Gestores e Pedagogos contou com a presença de representantes das escolas do município de Pedro Leopoldo e na oportunidade foi apresentada a 1ª versão do Documento Referencial da Educação do município de Pedro Leopoldo. O Fórum contou ainda com a participação do palestrante Edemar Amaral Cavalcante que abrilhantou o evento trazendo o tema “O Currículo Referência de Minas Gerais: Base para a construção dos Planos Municipais de Ensino”. “Com o Projeto RePensar, a cidade de Pedro Leopoldo sai na frente quando o assunto é Educação e garante a identidade no currículo referência da rede. Esse projeto, além de garantir aos alunos o direito de aprendizagem inovadora, irá assegurar também a apropriação e participação dos professores no projeto trazendo melhorias contínuas para todos envolvidos”, destacou Cavalcante.

Os representantes da rede municipal da educação consideraram o projeto enriquecedor. Para pedagogos, professores e diretores, a iniciativa veio para somar e formalizar algumas condutas praticadas em sala de aula, além de ampliar o conhecimento. “A estrutura do projeto RePensar, além da vertente inclusiva, abre espaço também para todos os profissionais da Educação participarem da construção do BNCC – Base Nacional Comum Curricular -, bem como sua aplicabilidade. Para mim, esse projeto vem causando um impacto muito positivo, que supera minhas expectativas. A cada encontro, reflito ainda mais sobre o processo de aprendizagem. Sinto-me muito otimista em relação aos grandes avanços que a Educação do município de Pedro Leopoldo terá com esta iniciativa. Os alunos, sobretudo, só têm a ganhar”, avaliou Leila Cardeal, Diretora da Escola Municipal Santo Antônio da Barra.

O projeto

Em fevereiro deste ano a Fundação Pedro Leopoldo (FPL) e a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo deram início à Formação Repensar Novos Caminhos para a Educação. O projeto tem o objetivo de potencializar a capacidade dos educadores em intervir na construção de uma educação de qualidade, pautada em documentos plurais e contemporâneos que estabeleçam o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes têm direito.