Prefeitura oferece cursos profissionalizantes a beneficiários do Bolsa Família

Continuam acontecendo em Pedro Leopoldo as aulas (workshops e cursos profissionalizantes) disponibilizados para beneficiários do Programa Bolsa Família pela Prefeitura de Pedro Leopoldo. A primeira rodada de cursos foi realizada nos meses de janeiro e fevereiro, e, a segunda, teve início em abril e se estende pelo mês de maio. A previsão de conclusão da iniciativa que tem a parceria do Senac é para julho deste ano. Nesta segunda etapa estão sendo ofertadas são 260 vagas, sendo 120 para cursos e 140 para workshops. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, compartilhada com as equipes técnicas dos Cras/Creas de Pedro Leopoldo.

Os workshops disponibilizados são Pintura Facial para Festas Infantis, Técnicas Básicas de Corte de Cabelo Masculino, Técnicas Básicas de Barbearia, Técnicas Básicas de Corte de Cabelo Masculino. Preparo de Saladas. Os cursos são de Pães, Roscas e Biscoitos, Quitandas Tradicionais Mineiras, Culinária Mineira, e Preparo de Salgados. Valdirene Teixeira e sua filha Paloma Teixeira Pacheco, moradoras de Santo Antônio da Barra, escolheram o Curso de Pães, Roscas e Biscoitos para aumentar a renda da família. “O curso é ótimo. Nos inscrevemos para esta segunda etapa e estamos adorando participar. Eu faço alguns bicos, não tenho emprego fixo. Isso nos ajudará porque quando eu e minha filha tivermos tempo, podemos fazer em casa pra vender e aumentar a renda familiar”, relatou.

Os cursos acontecem de forma descentralizada e em parceria com associações e outras secretarias municipais. Nessa segunda etapa do projeto os cursos estão sendo realizados no CEU – Rua Dama da Noite, Hibisco, CRAS Norte,- Teotônio Batista de Freitas, Santo Antônio da Barra – Casa do Caminho, Funjhos – Fundação José Hilário, Fidalgo – Salão Paroquial, Quinta do Sumidouro – Associação Comunitária, Quintas das Palmeiras e CRAS Sul – Rua Doutor Neiva, Centro.

Segundo Helder Diniz, Psicólogo e Chefe de Divisão de Assistência Social e Políticas Sociais, beneficiários do Programa Bolsa Família têm prioridade na participação dos cursos. “Caso as vagas não sejam preenchidas por este grupo prioritário, os interessados que possuem cadastros no Cras também poderão participar”, explica.

De acordo Fabrício Simões, Secretário Interino de Desenvolvimento Social, o objetivo da iniciativa é oferecer cursos, treinamentos e qualificação aos beneficiários do Programa Bolsa Família, de forma planejada, integrada e articulada, levando em consideração as demandas e necessidades dos beneficiários e envolvendo sempre o Conselho Municipal de Assistência Social nesse planejamento. “Esta iniciativa reflete de forma positiva do ponto de vista social. Abre-se um leque para a inserção no mercado de trabalho, aumentando a renda destas pessoas, ou, às vezes, até trazendo renda para quem não recebe praticamente nenhum recurso. Conseguimos atender um público em situação de vulnerabilidade, abrindo portas e ampliando horizontes para que eles possam crescer profissionalmente e também como pessoas”, disse Simões.