Prefeitura toma medida importante para agilizar transferências de pacientes para leitos de BH

Agora, com equipe reforçada, a operacionalização do programa, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, terá reduzido o tempo de espera, garantindo mais segurança para os pacientes

A alocação de leitos na rede pública de saúde sempre foi uma questão morosa em Pedro Leopoldo. Pacientes que precisam ser transferidos enfrentam, muitas vezes, um tempo considerável para conseguirem vagas em outros municípios da Região Metropolitana, em especial, para a capital. Pensando nisto, o Prefeito Emiliano Braga solicitou à Secretaria Municipal de Saúde uma medida para otimizar o funcionamento do programa SUS Fácil, garantindo mais eficiência e agilidade na transferência de pacientes para leitos especializados.

Diante da solicitação do Chefe do Executivo, a Secretaria de Saúde traz uma novidade. “Até então, apenas um profissional era responsável pela avaliação dos pacientes nas unidades de saúde, o que gerava atrasos e dificultava as transferências. Para solucionar este desafio, foram contratados três técnicos especializados, ampliando significativamente a capacidade de atendimento e tornando o SUS Fácil um sistema mais dinâmico e eficaz”, explicou o Secretário de Saúde, Leonardo Barros. Agora, com equipe reforçada, a operacionalização do programa, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, terá reduzido o tempo de espera, garantindo mais segurança para os pacientes.

O SUS Fácil tem como missão agilizar a alocação de leitos na rede pública, assegurando que cada paciente receba o tratamento adequado no menor tempo possível. Essa expansão reflete o compromisso da gestão atual em oferecer um sistema de saúde mais acessível e eficiente para toda a população. “Infelizmente muitas pessoas poderiam, talvez, terem sido salvas se estas transferências tivessem sido mais rápidas. Agora, com esta medida, os pacientes terão mais segurança e as famílias mais tranquilidade nestes momentos difíceis”, concluiu o Prefeito Emiliano.