Greve dos caminhoneiros pauta coletiva de imprensa na Prefeitura

Na manhã desta terça-feira (29) o Prefeito Cristiano Marião, o secretariado e o Major Rodrigues, da Polícia Militar, concederam entrevista coletiva aos veículos de comunicação de Pedro Leopoldo e região no auditório da Prefeitura Municipal. Na pauta, a greve dos caminhoneiros e o desabastecimento que afeta todo o município.

O Prefeito Cristiano Marião esclareceu todas as questões relacionadas ao decreto de situação de emergência e ponto facultativo ontem (28) e hoje (29). Ele afirmou que o foi priorizada a manutenção dos serviços de segurança e saúde. “Mesmo neste momento de crise, estamos conseguindo atender a população em suas demandas básicas. Polícias, Guarda Civil Municipal e TransPL continuam com seus trabalhos permanentes. O Hospital Municipal, PA da Lagoa, as Farmácias e, hoje, os ESFs também estão funcionando normalmente”, exemplificou.

Já a Secretária Municipal de Educação, Denise Botelho, explicou que a interrupção do atendimento nas Escolas Municipais e CEMAIs aconteceu pelo registro de atrasos e faltas de servidores nas instituições na última sexta-feira (25). “O atendimento de educação não é algo que pode ser feito de forma improvisada, principalmente quando falamos de crianças pequenas, que necessitam dessa presença e carinho por parte dos servidores. Então nós, em conjunto, decidimos por interromper o atendimento”, disse.

Na reunião foi esclarecido ainda o abastecimento dos postos da cidade e região. Ontem pela manhã, os postos 1000 e JR, dois dos fornecedores da Prefeitura Municipal, receberam combustível para o abastecimento dos veículos das polícias e da área da saúde. Movidos por grande expectativa, muitos motoristas se dirigiram para os estabelecimentos com a esperança de poderem abastecer.

O Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Alberto Luiz, pediu a gentileza dos veículos de comunicação em solicitar que a população tenha um pensamento coletivo neste momento. “Precisamos que todos pensem coletivamente e não procurem os postos com o desejo de abastecer a todo e qualquer custo”, sugeriu.

Caminhões tanque chegam à região

O Major Rodrigues trouxe informações sobre a escolta de caminhões tanque que se dirigem a postos da região para o atendimento da população. De acordo com o Major, foi extinguida, na noite de ontem, toda e qualquer prioridade após o abastecimento dos veículos das polícias e da Saúde. “Será permitido o abastecimento máximo de R$ 100 por veículo em determinados postos. É proibido o armazenamento de combustíveis em recipientes, como galões”, frisou. Por meio do site e Facebook da Prefeitura e canais de comunicação da Polícia Militar, os motoristas poderão consultar os locais aptos ao abastecimento.