Prefeitura de Pedro Leopoldo segue trabalhando intensamente no combate à epidemia de dengue

Multas de R$600 estão sendo aplicadas, além de mutirões, vistorias de lotes vagos e extensão do horário de funcionamento das UBSs, que são algumas das muitas medidas tomadas pela atual administração. Os próximos mutirões de limpeza acontecerão neste fim de semana nos bairros Teotônio Batista de Freitas, Santa Tereza, Dom Camilo, Novo Campinho e Quinta das Palmeiras

Diante do atual cenário de altas taxas de dengue em Pedro Leopoldo e em todo o Brasil, a Prefeitura Municipal está realizando diversas ações a fim de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de atuar de forma intensificada no atendimento e tratamento para quem já foi infectado.

A Prefeitura ampliou o horário de atendimento nas UBSs do Centro e Dom Camilo/Santa Tereza, funcionando de 7h30 às 19h, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos. Até às 16h30, de segunda a sexta, os atendimentos da atenção primária continuarão sendo realizados, e, após este horário e aos fins de semana, os atendimentos serão exclusivamente para casos de suspeita de Dengue nestas duas unidades de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a procurar atendimento, primeiramente, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, ao apresentar qualquer sintoma de dengue.

Michele Moreno, Secretária de Saúde, afirma que com a extensão de horários e a compreensão da população, os atendimentos serão mais rápidos. “As pessoas têm o costume de irem direto ao P.A quando percebem algum sintoma, mas não procuram a UBS. Agora, com a ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde, esperamos que a população recorra também a estes locais, que têm estrutura e profissionais qualificados para cuidar da população, e como consequência positiva, dividimos o público e os atendimentos serão mais rápidos”, disse.

Como medida de prevenção, a Vigilância em Saúde está realizando mutirões com o objetivo de recolher na casa dos moradores o maior número de objetos inservíveis que possam acumular água parada, fazendo morada para o mosquito transmissor das arboviroses. As ações aconteceram por bairros com maior número de casos confirmados. Na última segunda-feira, 26 de fevereiro, as equipes passaram pela Lagoa de Santo Antônio e Morada dos Angicos e, no fim de semana anterior, em Fidalgo e Quinta do Sumidouro. Os próximos mutirões acontecerão neste fim de semana nos bairros Teotônio Batista de Freitas, Santa Tereza, Dom Camilo, Novo Campinho e Quinta das Palmeiras. Durante os mutirões os moradores também são orientados quanto aos cuidados que devem ser tomados.

A atual administração considera essencial o trabalho de orientação à população, pois por meio do ensino e alerta, a conscientização e os resultados são mais eficazes. Sendo assim, palestras nas Escolas Municipais são realizadas, campanhas educativas nas redes sociais da Prefeitura, além da distribuição de panfletos e instruções dos profissionais da saúde nas salas de espera dos ESF´s periodicamente.

A Secretaria de Planejamento Urbano, com apoio da Defesa Civil, também está realizando vistorias das denúncias de locais propícios à proliferação do mosquito. Um dos alvos são os lotes vagos, devido ao acúmulo de mato, lixo e recipientes com água parada. Neste caso, as notificações estão sendo enviadas via Correios, e, aquelas que o prazo da notificação já se cumpriu, estão sendo autuadas em multa de R$600, prevista no Código de Posturas.

As denúncias à Vigilância em Saúde devem ser feitas através do canal exclusivo, por meio do número 98814-6540 (WhatsApp).