Prefeitura atua rigorosamente no combate à dengue em Pedro Leopoldo

Entre as várias ações que estão sendo realizadas, um mutirão de vistoria em lotes vagos foi uma das prioridades da atual administração nos últimos dias. O fumacê para o município também já foi solicitado e o Município aguarda liberação do Governo do Estado para iniciar mais este trabalho de combate ao mosquito transmissor

A dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti têm tido uma crescente considerável em todo o Brasil. Isso se dá em razão da época do ano que mistura calor e chuva, o que facilita a proliferação do mosquito em água parada. Para o combate às doenças causadoras é preciso uma força tarefa entre poder público e população.

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, tem atuado em diversas frentes e de forma ampla para evitar o aumento do número de casos. Recentemente, com o apoio também das secretarias de Meio Ambiente, Planejamento Urbano e da Defesa Civil, foi realizado um mutirão de vistorias de denúncias contra a Dengue em lotes e imóveis particulares, ainda sendo estes, locais privados cuja limpeza é de responsabilidade dos proprietários. A ação contou com trabalhos de orientação, notificação e remoção dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, abrangendo todo o perímetro urbano do município.

Segundo números do relatório produzido, 40 locais, entre lotes e imóveis particulares, foram fiscalizados. Dentre estes, 26 foram notificados e encaminhados para o Planejamento Urbano, 05 foram notificados a abrir imóvel fechado para a vistoria, 01 foi notificado a solucionar o problema de forma imediata, 02 a denúncia não procedia, 01 foi encaminhado para a Secretaria de Obras e 05 não foram localizados. As vistorias, portanto, continuam acontecendo e a partir de agora estão sendo acompanhadas de drone, operado por equipes da Defesa Civil, para a checagem em propriedades particulares de difícil acesso.

O Fumacê já foi solicitado há algum tempo pela Secretaria de Saúde de Pedro Leopoldo ao Estado e, desde então, o município aguarda a liberação do Governo de Minas para proceder imediatamente com mais esta ação de combate. Bem como outros trabalhos que vêm sendo realizados pela Prefeitura, como ações de promoção à saúde em locais públicos, pactuação e destinação de pneus e outros criadouros do mosquito, ações educativas e palestras em praças públicas, escolas e eventos culturais, participação em rádios locais, conscientização nas redes sociais do Executivo com publicações e transmissões ao vivo abordando o tema, mutirões de limpeza, blitz educativa, participações em seminários, contratação de novos ACE´s, capacitações e muito mais.

CONTATOS PARA DENÚNCIAS

A Prefeitura dispõe de canais de comunicação para denúncias em lotes vagos, recolhimento de entulho e um canal destinado para a Dengue. Todas as denúncias são feitas de forma anônima preservando a identidade do cidadão.

Para realizar denúncias sobre a Dengue, entre em contato pelo WhatsApp: 98814-6540. Para o recolhimento de entulhos entre em contato pelo telefone 3665- 2511. Para o disque denúncia de entulho irregular, ligue no 3660-5106. O contato também pode ser feito pelo e-mail: planejamento@pedroleopoldo.mg.gov.br. Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano, o serviço de locação de caçamba é particular.