Prefeitura intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

Segundo o Ministério da Saúde a previsão é de epidemia de Dengue em 2024

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado as ações de combate à Dengue e ao mosquito Aedes Aegypti, visando conter a proliferação do vetor transmissor e minimizar os riscos de uma epidemia, conforme alertou, nos últimos dias, o Ministério da Saúde.

Diversas iniciativas acontecem e outras foram implementadas para combater a proliferação do Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. A capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) é uma prioridade, visando aprimorar suas habilidades na identificação e eliminação de possíveis focos do mosquito.

Ainda, a conscientização da população é essencial neste combate, assim como os mutirões de limpeza e recolhimento de entulho que são realizados periodicamente pela Prefeitura. Por meio de visitas domiciliares, ações educativas nos postos de saúde e blitz educativas, a Prefeitura alerta os moradores sobre a importância de eliminar recipientes que possam acumular água parada, ambiente propício para a reprodução do mosquito. As redes sociais e a imprensa local também são aliadas neste processo, disseminando informações sobre prevenção e cuidados.

A Secretária de Saúde, Michelli Moreno, destaca a gravidade da situação e pede a colaboração de todos os moradores. “Segundo o Ministério da Saúde, a situação para 2024 é crítica, com a previsão de epidemia. Nosso foco não é criar pânico, e sim, alertar. É fundamental que cada cidadão se conscientize sobre sua responsabilidade na prevenção. Pedimos que todos estejam atentos aos cuidados necessários em suas residências, eliminando possíveis criadouros do mosquito”, disse.

Para denunciar possíveis focos da doença, basta entrar em contato com a Vigilância em Saúde de Pedro Leopoldo, pelo 98814-6540.