1ª edição da Semana da Consciência Negra de Pedro Leopoldo é sucesso e rende elogios

Uma diversificada programação foi realizada entre os dias 20 e 26 de novembro, trazendo reflexão, entretenimento, valorização da cultura negra e muita luta contra o preconceito. A semana foi cheia de atrações especiais. Para celebrar essa data tivemos: rodas de conversa, batalha de rima, ciclo de palestras, abertura do Museu da Escravidão e Consciência Negra, na Praça da Estação, apresentação de capoeira, desfile da diversidade, show com Luciane Lemos, Érico Praxedes e Emerson, oficina de arte e diversos momentos emocionates.

A Semana da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura de Pedro Leopoldo, em parceria com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e o coletivo PL Afro. A Prefeita Eloisa Helena expressou seu entusiasmo em relação ao sucesso da 1ª edição da Semana da Consciência Negra em Pedro Leopoldo. “É muito grande a importância desse evento, pois, faz as pessoas refletirem a respeito dessa causa tão importante. A cultura negra é linda e todos têm que conhecer, fico muito feliz em poder participar desse momento tão lindo que foi a Semana da Consciência Negra. O objetivo da nossa gestão é combater o preconceito e abraçar todos”, afirmou.

Rafael Gomes, que esteve presente nas celebrações, ressaltou a significativa importância da Semana da Consciência Negra para o município de Pedro Leopoldo. “A iniciativa é mais do que um evento, é uma ação concreta que contribui para fortalecer os laços da comunidade, promovendo a conscientização e a valorização da diversidade cultural”, disse.

A última semana marcou não apenas uma semana de eventos diversificados, mas também um passo importante na promoção da igualdade, valorização da cultura negra e no enfrentamento ao preconceito. Com depoimentos que ressaltam o compromisso da administração municipal e parcerias estratégicas, a comunidade celebrou não apenas a diversidade, mas também reafirmou seu compromisso com a construção de uma sociedade inclusiva e justa. A Semana da Consciência Negra não é apenas um evento no calendário, mas uma afirmação de que a riqueza da herança afro-brasileira é parte essencial da identidade e do futuro vibrante de Pedro Leopoldo.