Prefeitura e Defesa Civil atuam no combate à falta de água e luz em PL

Copasa e Cemig, principalmente a do saneamento, não têm dado retorno esperado para a população. Prefeitura leva ajuda humanitária e entra com ação contra a Companhia de Água do Governo de Minas

Pedro Leopoldo e outras muitas cidades da região enfrentaram novamente dificuldades com o abastecimento de água, além da falta de luz devido à forte chuva do domingo, 19. A Prefeitura de Pedro Leopoldo não mediu esforços para minimizar os efeitos para a população. A COPASA, empresa do Governo de Minas que é a responsável pela falta de água no município, foi notificada administrativamente pelo Executivo, além de uma Ação Civil Pública contra a Companhia.

Além disso, sem o retorno esperado pela COPASA, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Defesa Civil Municipal, realizou tudo que lhe era permitido por lei para levar ajuda humanitária às pessoas. “Tudo isto é absurdo! É lamentável o que Pedro Leopoldo e outros municípios têm vivido com a COPASA. Mais triste ainda é que a culpa recaia sobre o colo do Executivo. Temos travado uma batalha que muitos não compreendem porque são empresas do Governo de Minas e não do Município. Nosso papel de cobrar, fiscalizar, auxiliar, tudo que podemos fazer, estamos fazendo desde sempre! Trabalhamos arduamente nos últimos dias, com recursos limitados e sem apoio da Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais. Continuaremos com medidas duras e sempre lembrando a cada qual, o que é sua responsabilidade. No que depender da nossa administração, iremos até o fim contra a Copasa, para que respeite a nossa gente”, afirmou a Prefeita de Pedro Leopoldo, Eloisa Helena.

Nos últimos dias foi feita novamente a distribuição de água potável nos bairros Teotônio Batista de Freitas, Bairro Sônia Romanelli, Portal das Acácias, Felipe Cláudio e Dom Camilo, com caminhão-pipa da Prefeitura, com os funcionários da atual administração indo de casa em casa, algo que as Prefeituras ao redor, que têm passado pelo mesmo problema, não têm feito.

CEMIG também deixou a desejar em PL

Devido à forte chuva que atingiu Pedro Leopoldo no último domingo, 19, alguns pontos do município sofreram com a falta de energia, em algumas regiões, por mais de 20 horas. A Defesa Civil Municipal, junto ao Corpo de Bombeiros, atuou rapidamente na retirada de árvores e interdições de vias, zelando pela segurança dos motoristas.

Até o momento da publicação desta matéria a situação já havia sido normalizada, mas a Prefeitura continua vigilante e atuante no que diz respeito à fiscalização dos serviços prestados pelas estatais em Pedro Leopoldo.