Prefeitura distribui água para a população e irá processar a COPASA pelo desabastecimento em Pedro Leopoldo

A Prefeita Eloisa Helena e a vice Ana Paula Santos enfatizaram o empenho desde o início das intercorrências. Em coletiva à imprensa, as chefes do executivo ressaltaram que pediram a presença de um representante da COPASA, que não compareceu

Desde a última quinta-feira, 21 de setembro, uma adutora que fornece água para Pedro Leopoldo rompeu e interrompeu o abastecimento de água em alguns bairros da cidade. Desde que as intercorrências no abastecimento de água se iniciaram, a Prefeitura de Pedro Leopoldo imediatamente deu início às ações necessárias junto a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, a COPASA, empresa do Governo do Estado, que é a responsável pelo abastecimento.

Já na sexta-feira, a adutora havia sido recuperada. Contudo, no sábado, dia 23, a Companhia percebeu a necessidade de uma nova manutenção. Novamente, a Prefeitura entrou em contato com a Copasa, através da Gerência Regional, e, de acordo com as informações da empresa, o abastecimento de água já estaria acontecendo, com bairros em que a situação já estaria regularizada, o que não se concretizou.

A Prefeitura então assumiu a coordenação mesmo não sendo de sua responsabilidade, já que, em contato direto com a Gerência da Copasa, o órgão garantia diariamente que a situação estaria sendo normalizada. Como a Copasa não cumpriu a promessa e, com o grande desejo de amenizar o sofrimento das pessoas, a Prefeitura resolveu de imediato tomar as rédeas e só então a questão começou a melhorar de fato.

Através da Defesa Civil do Município, a Prefeitura distribuiu pelas ruas dos pontos mais críticos, mais de 150 mil litros de água potável e mineral.

Mais ações da Prefeitura

Além da imediata fiscalização do problema e solicitação de urgência na solução junto à COPASA, responsável pelo abastecimento, a Prefeitura de prontidão direcionou caminhões-pipa para escolas e unidades de saúde; entregou notificação oficial à COPASA; decidiu de imediato de entrar na justiça com uma ação contra a COPASA; decretou situação de emergência tão logo percebeu-se a ineficácia da COPASA perante o problema, realizou entrevista coletiva junto à imprensa para posicionar a população sobre a questão, tendo convidado a Gerência Regional da Copasa que confirmou presença e, no entanto, não compareceu.

Nas redes sociais os moradores também se manifestaram. “Parabéns à Prefeitura que tomou essa bela atitude, pois, sabemos que a mesma não tem nada a ver com o caos, e sim a COPASA. No momento que precisamos, a Prefeitura deu apoio”, comentou pelas redes sociais, Joyce Karoline.

Indignação

A Prefeita Eloisa Helena se indignou com a situação e garante que continuará fazendo de tudo para que a Copasa nunca mais volte a fazer isto com a população. “Nós, enquanto poder executivo, acabamos ficando vendidos, pois, a COPASA nos dá uma previsão e não cumpre. A população fica indignada e com razão. Podemos viver sem energia, mas sem água é impossível. Iremos processar a Copasa, isso não vai ficar assim”, se revoltou.

A vice-prefeita, Ana Paula Santos, também demonstrou revolta com o que a COPASA fez com os munícipes. “A COPASA, que pertence ao Governo do Estado, deixou milhares de pessoas sem água, o que é um absurdo, um desrespeito. A Prefeitura fez e continua fazendo tudo que está ao seu alcance, mesmo não sendo sua responsabilidade tal execução. A Prefeitura já moveu ação contra a Copasa e irá mover mais esta e quantas forem necessárias para que esta empresa e seus responsáveis, como o Governo do Estado, possam tomar providências para que isto nunca mais volte a acontecer em lugar nenhum. Até porque não é só Pedro Leopoldo. Quem está acompanhando o noticiário está vendo que várias cidade de Minas Gerais estão com este problema de desabastecimento”, desabafou.

Para encerrar, a Prefeita Eloisa garante que continuará trabalhando continuamente para a solução do problema, mesmo que alguns, com inverdades, queiram fazer parecer ser responsabilidade da Prefeitura. “Nós lamentamos que algumas pessoas, alguns veículos de comunicação, possíveis candidatos e até pessoas que ocupam cargos eletivos, estejam usando de um momento tão triste como este para se promoverem, ganharem algo e difamarem pessoas, pensando em eleições. Felizmente, as pessoas estão percebendo isto, e a estratégia saiu ao contrário do que esperavam. Porque estamos lidando com vidas e não com votos”, concluiu Eloisa Helena.