Sine de Pedro Leopoldo é destaque na disponibilidade de vagas no Estado de Minas Gerais

O município subiu para a 2ª colocação entre os municípios com mais postos de trabalho, cerca de 1.300. Do total, cerca de 300 são para pessoas portadoras de deficiência

A Prefeitura de Pedro Leopoldo não mede esforços para melhorias em todas as vertentes para os cidadãos e o desenvolvimento econômico com geração de emprego é uma delas. Recentemente o município de Pedro Leopoldo ganhou destaque no número de vagas abertas.

A pasta é administrada pela Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico, tendo como gestor o Sr. Ângelo Tadeu Viana Pereira, e, como Gerente de Emprego, Trabalho e Renda, Josiane Aguiar, que destaca o trabalho atuante da pasta junto ao Centro de Apoio ao Cidadão, o CEAC. “Frequentemente estamos em contato com as empresas e a Associação Comercial de PL, com o intuito de angariar cada dia mais oportunidades para nossa gente”, destacou a Gerente.

Através do Sine já foram promovidas nesta gestão diversas visitas técnicas às fábricas das principais empresas da cidade, reuniões, promoção de cursos de Assistente Administrativo junto ao SENAC, apoio em processos de seleção para empresas como Madero, Giraffas, CBSI, Precon, Haver e outras mais. Busca por cursos de capacitação, agendamento para treinamentos, captação e divulgação de vagas, Sine Itinerante, parceria com a Ascapel, feiras, oficinas de empregabilidade e parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social são outros exemplos do trabalho desenvolvido nesta administração.

Ressalte-se que a ação de intermediação de mão de obra é frequentemente associada a ações de orientação profissional, aumentando a efetividade do processo de inclusão social e produtiva dos trabalhadores, particularmente aqueles com maiores dificuldades de inserção. Trata-se de um atendimento especializado, em que o trabalhador pode contar com apoio de psicólogos, assistentes sociais ou outros profissionais que o norteiam na procura por um emprego, por cursos de qualificação, por acesso a crédito para fomento do empreendedorismo, ou outros, através de parcerias com outras instituições de apoio.

Um importante papel desse serviço é de prestar informações ao trabalhador, sobre o perfil profissional exigido pelas empresas; a importância da postura profissional; a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo; os meios existentes para busca de emprego; documentação necessária; ou mesmo orientações sobre como elaborar um currículo ou se portar em uma entrevista.

Vale ressaltar que o Sine não participa dos processos de contratação, sendo essa responsabilidade exclusiva das empresas que disponibilizam as vagas. O papel do Sine é realizar a prospecção de vagas e encaminhar os trabalhadores para os processos de seleção oferecidos pelos mesmos, lembrando que a decisão de contratação é sempre da empresa que oferta a vaga.

Atualmente, o Sine de Pedro Leopoldo funciona por meio de convênio com a SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Minas Gerais) e está vinculado à recém-criada Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo. O   Sine  Pedro Leopoldo, opera nas instalações do CEAC, localizado à Rua  Dr. Rocha, 1167 – Centro, com funcionamento de segunda a sexta de 08 às 16 horas.