Prefeitura de Pedro Leopoldo comemora 10 anos da Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande

“Tenores in Concert” marcará o aniversário, no dia 1º de Setembro, na Igreja São Judas Tadeu. O apoio da Prefeitura de Pedro Leopoldo é fundamental para o funcionamento harmonioso das atividades da Corporação Musical Cachoeira Grande

No dia 1 de setembro, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, celebra uma década de existência da Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande. O evento consistirá em um concerto que apresentará tanto a Orquestra quanto o Coral Luiz Gonzaga, com o tema “Tenores in Concert”. A comemoração acontece na Igreja São Judas Tadeu, às 20h e será aberta ao público.

Há 10 anos a Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande tem sido um farol de arte e cultura na cidade de Pedro Leopoldo. Fundada em 2013, a partir da já respeitável Banda Civil, que conta com 111 anos de existência, a orquestra nasceu com o objetivo de proporcionar vivências e intercâmbios culturais, abrindo portas para a diversidade de práticas musicais e acolhendo pessoas de diferentes ramos e níveis musicais. “A força motriz por trás da Orquestra Cachoeira Grande é a sua composição eclética. Ela abraça músicos da Banda Civil, talentos locais de várias cidades, membros do Skank e da Orquestra Sinfônica do Palácio das Artes. Com um intuito inclusivo, a orquestra acolhe entusiastas de todas as origens e oferece a oportunidade para os alunos da Escola de Música se juntarem às suas fileiras, ampliando ainda mais o seu alcance e diversidade”, afirma Carol Malaquias, regente da Orquestra.

Para o município de Pedro Leopoldo, a Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande é um tesouro artístico. Ela enriquece a vida cultural dos pedroleopoldenses, tornando acessível essa arte aos moradores, sem precisarem sair do município. Além disso, a orquestra se tornou um local destinado a parcerias e aprendizados, com a Escola de Música que oferece educação musical gratuita, capacitando os alunos para eventualmente ingressarem na orquestra.

A Prefeita Eloisa Helena se orgulha em poder apoiar, via gestão municipal, a orquestra. “Parabenizo a Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande, que celebra uma década de inspiração e melodias emocionantes e é, desde sempre, referência em harmonia e inclusão, enriquecendo a vida dos moradores da nossa Pedro Leopoldo e reafirmando o poder transformador da música”, disse.

O apoio da Prefeitura de Pedro Leopoldo é fundamental para o funcionamento harmonioso das atividades da Corporação Musical Cachoeira Grande. Esse apoio abrange desde o pagamento de salários para os professores até o suporte nas despesas da sede e custeio das passagens dos músicos. A infraestrutura fornecida para os eventos da Banda Civil e da Orquestra Sinfônica demonstra o comprometimento da Prefeitura em investir em um ambiente onde a música e a cultura prosperem.