Casos de dengue aumentam no país e Prefeitura trabalha na prevenção

Comitê Municipal de Combate às Arboviroses é peça fundamental nesta batalha contra a doença

A dengue é a arbovirose urbana mais comum nas Américas, inclusive no Brasil. E sua maior época de transmissão é em tempos chuvosos, já que o acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito, e consequentemente a doença é disseminada com mais facilidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, até meados de outubro de 2022, houve um aumento de 184,6% nos casos em relação a 2021. Mas não foram só casos de dengue que tiveram uma alta nos últimos meses. As contaminações por chikungunya e zika também aumentaram consideravelmente. Em relação à chikungunya, até meados de outubro de 2022, foram notificados 168,9 mil casos, com taxa de incidência de 79,2 casos por 100 mil habitantes no Brasil, comparando com 2021, o aumento foi de 86,9%. Se tratando do zika, o crescimento foi de 92,6% comparando os dados de setembro de 2022 com o mesmo período de 2021.

Casos de dengue em Pedro Leopoldo em 2023

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, do dia 1º de janeiro ao dia 14 de março, foram registrados 85 prováveis casos no município de Pedro Leopoldo. De acordo com o resultado encontrado temos uma medida de risco para epidemias: de 0 a 0,9, o risco é baixo. De 1,0 a 3,9 o risco é médio. Acima de 4 o risco é grande. O resultado do município em Janeiro de 2023, foi considerado de MÉDIO RISCO, ficando com o índice de 2,3.

A Prefeitura está trabalhando diariamente para conter a proliferação da doença. Hoje os pedroleopoldenses contam com um Comitê Municipal de Mobilização e Integração das Ações de Combate às Arboviroses, criado por meio da Lei Municipal 3.074. Fazem parte do Comitê, além de órgãos da Prefeitura, como Secretaria de Saúde, Meio Ambiente e Obras, as empresas privadas InterCement, CNS, Precon, e as entidades Rotary, Lions, ONG Lagoa Viva e associações comunitárias. O objetivo desta parceria é tornar mais eficiente o combate às arboviroses, conscientizando a população através de ações educativas, e também com o intuito de corresponsabilizar os diversos segmentos da sociedade quanto ao controle destas doenças. “A informação e as ações de educação em saúde são a base para combatermos as arboviroses (dengue, zika e Chykungunia). A vigilância em saúde realiza, sistematicamente, ações educativas para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, como as blitz’s educativas. Também divulgamos nas redes sociais oficiais da Prefeitura formas simples de evitar a proliferação do mosquito vetor dessas doenças. Foi criado um importante canal com a população, o disque denúncia, para que os cidadãos possam realizar denúncias de lugares com possíveis focos, ou ter qualquer dúvida esclarecida”, disse Rachel Lage, Referência Técnica da Epidemiologia da Secretaria de Saúde.

Alguns métodos de ações preventivas são: deixar as lixeiras bem tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, limpar as calhas, cobrir as piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, limpar a bandeja da geladeira e verificar periodicamente se as caixas d’água estão fechadas.

A Prefeitura ressalta a importância do apoio da população para esta causa necessária, disponibilizando o canal de denúncias da Vigilância em Saúde através do Whatsapp: (31) 98814-6540.