Pedro Leopoldo retorna ao ensino 100% presencial após dois anos de aulas online

Na última segunda-feira, 14, as escolas do Município de Pedro Leopoldo deram início ao ano letivo escolar de forma 100% presencial para todos os públicos. Com a vacinação ampliada e com a previsão de queda dos índices da Covid-19, neste novo ano, o formato de bolhas, onde os alunos compareciam em dias escalados nas instituições, foi extinto. As escolas estão atendendo com 100% da sua capacidade, mas vale ressaltar que, todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos, para segurança de funcionários e alunos.

A Secretária Municipal de Educação, Cláudia Resende, afirmou que o retorno com capacidade máxima de alunos na escola é um sinal de esperança. “Desde marco de 2020 a educação precisou de um novo olhar para o processo de aprendizagem dos alunos. Estudantes e escolas precisaram adaptar a forma de aprender e de ensinar. O retorno 100% presencial é sinônimo de esperança. Teremos muito trabalho pela frente. Precisamos unir família e escola, para o bem da educação”, disse.

Após quase dois anos de escolas fechadas, o retorno 100% presencial era muito aguardado pelos pais e também pelos alunos. Jussara Gonçalves, mãe da aluna Sofia Gonçalves, da Escola Municipal Dona Nhazinha de Carvalho, afirmou estar muito feliz e destacou a importância das crianças estarem dentro do ambiente escolar. “Esse retorno é importantíssimo, tanto na parte educacional, como na parte de relacionamento com as outras crianças. Minhas expectativas para este novo retorno são altas, estou muito feliz com esse retorno. Espero que possamos concluir o ano letivo dentro das salas” comentou a mãe.

Animação e empolgação não faltaram no primeiro dia de aula. Janaína Fernandes, mãe do aluno João Miguel Rodrigues, da Escola Municipal Dona Jandirinha de Sales Joviano, contou que o filho estava muito feliz em voltar às atividades presenciais. “A experiência do retorno está muito boa, o João está muito feliz e animado, assim como eu”, destacou.

Satisfação e gratidão, resumem a sensação de Josiane Rosângela Pereira, mãe dos alunos Anthony Venâncio e Demilcio Venâncio, da Escola Municipal José Elias da Costa. “Essa volta é muito importante para os alunos, nós pais não temos a mesma capacidade de ensinar dos professores”, reforçou.

O novo protocolo de volta às aulas, que foi discutido junto ao Comitê da Covid-19, já está publicado no site oficial da Prefeitura. O ensino remoto está suspenso, sendo agora todas as atividades totalmente presenciais para todos os públicos.