Prefeitura da balanço da chuva forte dessa semana

Uma forte chuva atingiu Pedro Leopoldo e parte da região metropolitana na noite de ontem, 27 de setembro. A tempestade causou estragos em alguns pontos do município, e, por isso, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, foi cedo para as ruas com objetivo de realizar a limpeza do lixo, do barro acumulado e para realizar o recolhimento de árvores que caíram, além de resolver outros problemas causados pelo temporal.

Ainda, a Defesa Civil Municipal começou a atuar desde a noite de ontem, 27, para atender às principais ocorrências.

O desastre natural (tempestade) está relacionado ao aumento de pluviosidade em curto espaço de tempo. Não foi possível estabelecer o quantitativo / volume de água, porém, pelos danos causados, estima-se que foi um volume acima do normal. Em alguns pontos do município houve precipitação de granizo.

A Defesa Civil Municipal foi acionada e realizou intervenções em vários pontos:

1. Estrada do Coqueirinho (Tapera) – houve queda de duas árvores e alguns bambus, impedindo temporariamente a passagem de veículos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar, equipe da Cemig e Defesa Civil fizeram-se presentes e conseguiram desobstruir a via de acesso.
  1. Em Santo Antônio da Barra (Matuto), no bairro Mirante (Rua José Elias da Costa Filho) e na Horta Comunitária (Rua Travessa Guarani) houve o destelhamento de residência (uma em cada bairro). Não houve desabrigados e/ou desalojados nos três locais.
  2. No bairro Ferreiras houve queda de fios de alta-tensão na Rua São Vicente. A equipe da Defesa Civil esteve no local e realizou a interdição da via. A energia ainda não foi restabelecida no local. Empresa estabeleceu o prazo até o final da tarde de hoje para os reparos.

Na manhã de terça-feira, 28, a Secretaria de Obras providenciou a limpeza de todos os pontos afetados na noite anterior.