Prefeitura exige da VLI a permanência dos canceleiros na passagem de trem

Aconteceu esta semana uma reunião entre representantes da atual administração e diretores da VLI, empresa responsável pela Ferrovia Centro Atlântica, para cobrar providências a respeito da reclamação da sociedade civil sobre a retirada de canceleiros na passagem em nível (linha do trem) da rua Dr. Herbster, perto da Praça da Estação. Participaram do encontro representantes da Ferrovia, o Prefeito Cristiano Marião, o Chefe de Gabinete Coronel Alberto Luiz, o Procurador Geral do Município, Dr. Cristiano Pereira, o ex Juiz de Direito da Comarca, Dr. Henrique Alves, além de representantes da sociedade civil.

Os representantes da VLI alegaram que a retirada dos canceleiros se deu pela alteração da convenção coletiva da empresa e a função teria sido substituída por um profissional que seria responsável pelo patrulhamento de toda a extensão da linha férrea. O procurador do Município, Dr. Cristiano Pereira, relatou aos representantes da VLI, que ele próprio, no ano de 2000, interpôs uma Ação Civil Pública contra a referida empresa, para que a mesma mantivesse as cancelas em funcionamento ininterrupto. A referida ação foi sentenciada pelo juiz aposentado Dr. Henrique Alves Pereira.

Questionados pelos representantes da Prefeitura sobre qual seria a conduta da empresa em razão da situação apresentada, os representantes da empresa reconheceram o erro. “Devido ao longo tempo em que a ação havia sido interposta, nós não tínhamos conhecimento da mesma e esta informação pode ter se perdido no momento de nossas decisões. Pedimos desculpas aos moradores e ao Município”, disse Flávio Rodrigues, Gerente Logístico da VLI.

Após a reunião a VLI se comprometeu a não desmobilizar o local, mantendo funcionários na passagem durante as 24 horas. O Dr. Cristiano Pereira solicitou o desarquivamento do processo e garantiu que o Município adotará novas medidas judiciais caso a empresa não cumpra o acordado.