Pedro Leopoldo terá duas novas ambulâncias
O Município de Pedro Leopoldo é considerado referência em saúde na região, tanto é que pessoas de diversas cidades vizinhas se deslocam até o município para receber atendimento médico. O Pronto Atendimento, Hospital Municipal e outras unidades de saúde da cidade receberam recentemente diversos equipamentos novos trazendo mais comodidade, funcionalidade e praticidade no acolhimento aos usuários. Dando continuidade ao trabalho de melhorias nos serviços municipais de saúde, agora o setor poderá atender com ainda mais agilidade. A Prefeitura de Pedro Leopoldo está adquirindo mais duas ambulâncias para melhorar o atendimento em saúde junto aos moradores da cidade. Os carros são zero km, sendo um para auto resgate e o outro para remoção.
A ambulância de resgate foi adquirida com recursos exclusivamente do Município e a ambulância de Simples Remoção com verbas municipais e federais. O processo para aquisição já está em andamento, licitação já concluída e o contrato já assinado. “Esta aquisição trará ainda mais agilidade no atendimento de urgências e emergências em nosso município. Já temos duas ambulâncias, mas que às vezes precisam parar para manutenção, devido ao desgaste natural. Com mais duas novas ambulâncias, o serviço será mais ágil e funcional, atendendo mais pessoas, com mais qualidade. Nossa administração prioriza a vida e estamos muito orgulhosos com esta conquista tão relevante”, disse o Prefeito Marião.
O veículo destinado a servir como ambulância Tipo A para Simples Remoção tem o valor de 170.000,00 e o da ambulância Tipo C para Auto Resgate de 204.500,00, ambas atendendo todas as especificações da Portaria nº 2048/02 do Ministério da Saúde. De acordo com o Secretário de Saúde, Fabrício Simões, além de mais agilidade no atendimento, as ambulâncias trarão mais economia para o Município. “Um grande diferencial nesta aquisição que irá gerar uma economia ao município é o fato de toda a manutenção durante o período de garantia ser de responsabilidade do fornecedor, ou seja, as revisões, trocas de óleo e substituição de peças nas revisões programadas neste período serão custeadas pelo fornecedor, sem limite de quilometragem. Nesta aquisição também está incluída a plotagem dos veículos”, informou Simões.
O Secretário ainda informou que, sempre que realizarem o suporte básico de vida, as ambulâncias de resgate deverão ter uma configuração que garanta atendimento adequado, incluindo diversos equipamentos de salvamento e de saúde, como macas articuladas e com rodas, de rede de oxigênio com cilindro, estetoscópio adulto e infantil, esfigmomanômetro adulto/infantil, protetores para queimados, cateteres para oxigenação e aspiração de vários tamanhos, maleta de parto, cobertor, entre outros materiais.