Projeto Recoa vira modelo para outros estados

Nesta quarta-feira, 29, o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, esteve na Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales para um encontro com representantes da LafargeHolcim, Instituto LafargeHolcim, RedEAmérica, ONG’s e membros da comunidade de Pedro Leopoldo, para participar do compartilhamento de resultados do projeto Recoa (Rede Comunitária em Ação).

Em funcionamento desde janeiro de 2014, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de Pedro Leopoldo e já envolveu mais de 10 mil moradores da cidade em diversas ações de conscientização ambiental, preservação da natureza e reciclagem. O projeto vem promovendo o fortalecimento das associações participantes e também ampliando a conscientização ambiental por meio da coleta de resíduos reciclados na cidade. Para facilitar e mensurar a coleta seletiva, o Recoa organizou a instalação e estilização de 14 “Muros Inteligentes” na cidade. As edificações funcionam como pontos de coleta, com espaços dedicados para cada tipo de resíduo (metal, papel, plástico), sendo instalados nas escolas municipais e estaduais da cidade.

Os resultados apresentados foram extremamente elogiados por todos os participantes do evento desta quarta-feira, sendo solicitado para servir de modelo para outros municípios e estados. Fernanda Toledo, de São Paulo – Instituto Alphaville, elogiou a administração pública pelo apoio ao Projeto da Coleta Seletiva.  “A gente está impressionado com o que foi visto aqui em Pedro Leopoldo. Poder ver os investimentos de empresas no projeto Recoa, que envolve educação, saúde, geração de renda e meio ambiente, e ver uma prefeitura dando muito apoio a isso é muito interessante. Queremos levar esse mesmo modelo para outros municípios e outros estados do Brasil. Conversamos bastante com o prefeito Cristiano para conseguir levar isso para todas as escolas da cidade, para que esses alunos sejam realmente aqueles que irão impulsionar a transformação das famílias e das comunidades onde estão inseridos”, disse.

Para Cynthia Ferraz, Especialista Responsabilidade Social da LafargeHolcim Pedro Leopoldo, foi um dia pra celebrar. “Conseguimos mostrar os resultados do projeto Recoa, a importância de trabalhar juntos o poder público, empresas, sociedade civil e organizações de base. Isso comprova que o caminho é esse. É por meio dessas ações, dessas parcerias e da construção coletiva que vamos continuar crescendo como já estão crescendo o município e as organizações”, destacou.

Márcia Lopes, Coordenadora da Recoa, agradeceu o reconhecimento do trabalho. “Só tenho agradecer por essa visita que é o reconhecimento do trabalho da Recoa, um trabalho voluntário que está sendo reconhecido e valorizado até por pessoas de fora do estado que querem levar esta boa experiência para o território deles”, comemorou.

O Prefeito Cristiano Marião se disse muito satisfeito com os resultados e feliz em realizar a parceria da Prefeitura com o projeto. “É muito importe receber pessoas de outros estados para virem conhecer esse importante, inovador e vencedor projeto do Recoa que tem a parceria da prefeitura. Pedro Leopoldo agora se tornou modelo para escolas, cidades e estados, através da coleta dos recicláveis via muros inteligentes. Viramos um case elogiado por profissionais da área que querem implementar nas suas cidades a ideia, levando este conhecimento da nossa cidade para o país”, elogiou.

A Recoa foi implementada pela Associação Movimento Lagoa Viva e mais 10 associações, dentre elas a ASCAPEL (Associação de Catadores de Pedro Leopoldo) com o apoio do Instituto LafargeHolcim e do Fundo Comunidade em Rede, da RedEAmérica em parceria com a Fundação Interamericana (IAF), e hoje conta com várias parcerias locais.