Prefeitura divulga regras para regularização de estacionamentos e ambulantes durante o Rodeio

Com o objetivo de resguardar a manutenção da ordem, da segurança e da mobilidade urbana, a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo publicou um decreto que regulamenta a liberação de autorizações para ambulantes e estacionamentos para os dias do Pedro Leopoldo Rodeio Show 2019, que acontece nos dias 07, 08, 14 e 15 de junho no Parque de Exposições.

O documento atende às solicitações feitas pela Polícia Militar, visando atendimento de medidas de segurança, e se baseia no fato de o evento contar com um público médio de 15 mil pessoas por dia. “Isto ocasiona um grande fluxo e aglomeração de veículos e pessoas no entorno do Parque. As determinações pretendem evitar ao máximo possíveis transtornos, tanto para o público do evento, quanto para os moradores da região”, justificou o Secretário de Planejamento Urbano de Pedro Leopoldo, Juliano Fagundes.

Comércio ambulante

O decreto estabelece as regras para a instalação de comércio ambulante na parte externa do Parque de Exposições e especifica os perímetros em que será proibida ou permitida a colocação de barracas. “A proibição se estende a quaisquer outros tipos de obstáculos que dificultem o trânsito e fluxo de pessoas no local”, reforçou Juliano.

As vagas disponíveis para instalação de barracas de comércio ambulante de alimentos serão destinadas prioritariamente aos comerciantes ambulantes que integrem a Associação de Barraqueiros de Pedro Leopoldo, seguido de ambulantes locais, através de comprovação de residência. O cadastramento dos ambulantes ocorrerá até o dia 06 de junho para alvarás dos dias 07 e 08 de Junho, e até o dia 13 de Junho para Alvarás dos dias 14 e 15 de Junho. “Importante salientar que a autorização será apenas para os dias do evento para funcionamento entre as 14 e às 00:00 horas, e o fracionamento dos dias somente será permitido para autorizações solicitadas a partir do dia 10 de junho”, disse o Secretário de Planejamento Urbano.

Estacionamento

O documento trata ainda das normas para estacionamento de veículos nos dias do evento. De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento Urbano, para garantia da ordem e segurança e por se tratar de uma área extremamente afetada pelo público do evento, fica terminantemente proibida a liberação de estacionamentos particulares ou não, na Rua Manoelito Cunha e Sílvio Moraes.

A utilização de espaços privados com a finalidade de se tornarem estacionamentos, será autorizada segundo orientação da Fiscalização de Posturas/Secretaria Municipal de Planejamento Urbano/Fazenda. “A autorização para instalação de estacionamentos será expedida pela Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, até o dia 07 de junho”, informou Juliano Fagundes.