Prefeitura entrega cadeiras de rodas para usuários do Centro Municipal de Reabilitação e da APAE

Com o objetivo de melhorar a acessibilidade, inclusão social e as condições de saúde das pessoas cadeirantes, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 15, a entrega de 13 cadeiras de rodas para usuários do centro municipal de reabilitação e da Apae de Pedro Leopoldo. A cerimônia de entrega aconteceu no Centro de Reabilitação Dr. Roger Modiano, localizado à Rua Dr. Herbster, 180. Estiveram presentes à solenidade o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, membros do Conselho Municipal de Saúde, profissionais de fisioterapia, a Gestora do Centro de Reabilitação, Gisele Alves, a Gerente da APAE/PL , Isabel Cecília, o vereador Frederico Piau, usuários e seus familiares.

Os usuários foram contemplados após protocolarem suas solicitações na Secretaria Municipal de Saúde, obedecendo ao critério da Rede Local de Cuidados a Pessoa com Deficiência . Para Cleonice Batista, filha da Dona Maria Pereira Batista, que recebeu sua cadeira de rodas nova, o benefício será de grande valia no dia-a-dia de toda a família. “Estou realmente muito emocionada, não só pela minha mãe, mas por todos nossos queridos idosos e crianças que estão sendo tratados com muito carinho e consideração. Quero agradecer imensamente ao Secretário de Saúde de Pedro Leopoldo, Fabrício, e ao Prefeito Cristiano Marião pelo respeito com a comunidade especial”, disse.

No total foram entregues 04 cadeiras de rodas comuns, 04 cadeiras de rodas adaptadas, 04 cadeiras de banho comuns e uma cadeira de banho adaptada. Para o Prefeito Cristiano Marião, essas ações só são possíveis graças à busca por parcerias e ao empenho da administração em dar prioridade a investimentos na área da saúde. “É muito gratificante, em um momento financeiro complicado que estamos vivendo, poder trazer alento a quem realmente precisa. Nossa gestão está focada em investir, sobretudo, em quem realmente necessita de ajuda. Estamos aplicando mais do que o dobro do que exige a lei na saúde. A lei obriga a investir 15% do orçamento. Estamos investindo 32%. Sabemos da importância de ações como asfaltar ruas, tapar buracos, realizar limpeza. Tudo isto está sendo feito também e irá melhorar ainda mais. Mas a saúde não pode esperar. Por isso tenho uma enorme satisfação em entregar estas cadeiras. Agradeço a Deus por abrir estas portas para que possamos continuar caminhando pra frente. Agradeço ainda à APAE, que com essa parceria permitiu que isso se concretizasse”, destacou.

O Secretário de Saúde de PL, Fabrício Simões, também se emocionou durante a entrega do benefício. “Trabalhar no serviço público não é fácil. Mas são momentos como esse que nos dão força para continuar. Ver o sorriso destas pessoas é gratificante. Com as limitações do Estado que não atende a contento, temos que reinventar, criando estas parcerias para minimizar as dificuldades destas pessoas. Por isso meu agradecimento à APAE por atender nosso pedido e ao prefeito Marião pelo empenho total à área da saúde”, agradeceu.

As cadeiras foram entregues através de emenda parlamentar e proporcionam o fortalecimento da rede local de cuidados à pessoa com deficiência. As cadeiras irão oferecer maior conforto e praticidade na locomoção de seus usuários, dando a eles mais autonomia nas atividades diárias.

Juntamente com a ação de entrega das novas cadeiras aos usuários, a APAE- PL realizou a doação de oito cadeiras usadas, em bom estado de conservação, para o município. Estas cadeiras irão contribuir para utilização no dia-a-dia nas diversas unidades de saúde da cidade.