Primeira festa do centenário Boi da Manta reúne 15 mil foliões e não registra ocorrências policiais

No último domingo (27), Pedro Leopoldo completou 95 anos de emancipação. Iniciada no sábado (26), a festa de aniversário da cidade teve como desfecho e ponto alto a noite de domingo, quando o Boi da Manta entrou na Comendador Antônio Alves, às 20h. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 15 mil pessoas participaram da folia.

O esquema de segurança montado para a festividade foi robusto e contou com a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com a Polícia Militar (PM). Participaram do policiamento 16 Guardas Municipais e 56 policiais (incluindo a cavalaria), muitos deles deslocados de outras Companhias da região. Estiveram envolvidas ainda na operação 2 viaturas do município e 12 da PM. A TransPL assegurou os isolamentos e a fluidez do trânsito nas áreas periféricas à Comendador.

O reflexo do policiamento ostensivo pôde ser percebido ao longo de todo o evento e comprovado na segunda-feira (28). De acordo com a PM e a GCM, nenhuma ocorrência policial foi lavrada durante todo o Boi da Manta, mesmo tendo aglomerado um público recorde.

Para o Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Alberto Luiz, o crescente número de foliões é reflexo de medidas de segurança adotadas nos últimos dois anos. “Desde as duas últimas edições da festa, a segurança foi reforçada, com isso e as pessoas se sentiram encorajadas a curtir a festa. No último domingo, não tivemos nenhuma ocorrência, o que é algo inédito. Estamos atentos para garantir que as pessoas possam desfrutar desses momentos de lazer em nossa cidade”.

Como nos anos anteriores, o Boi da Manta no Centro teve a concentração antecipada para as 17h, partindo às 20h da Praça Dr. Senra em direção à Praça Tancredo Neves e retornando ao marco zero, às 22h. “Quanto mais a festa se estende, maior a probabilidade de pessoas consumirem bebidas alcoólicas e perderem, de certa forma, o controle, causando transtornos e tumulto”, explica a Chefe da GCM, Girlane Costa.

O Prefeito Cristiano Marião fez um balanço da edição de abertura do Boi 2019 e ressaltou a importante atuação de policiais militares e guardas do município. “Tivemos uma festa maravilhosa, muito elogiada pelas pessoas, muitas das quais não participavam da folia há muito tempo com a insegurança e os homicídios que, infelizmente, aconteciam anos atrás. É um novo tempo para o Boi da Manta. É necessário que as pessoas tenham consciência da importância de preservar a nossa cultura, principalmente o Boi da Manta, que tem atraído mais turistas a cada edição”, disse.

O próximo Boi da Manta no Centro acontece no dia 9 de fevereiro. A programação completa, incluindo os Bois em outras localidades, pode ser conferida no site da Prefeitura de Pedro Leopoldo: pedroleopoldo.mg.gov.br e nas redes sociais.